Scania lança a gama ´Plus´ de caminhões e apresenta novos serviços para o mercado brasileiro

Linha é formada por veículos Euro 6 com potências de 450 e 540 cv; e os Serviços Scania PRO trazem novos benefícios para garantir a máxima disponibilidade

A Scania anunciou a chegada da gama ´Plus´ ao mercado brasileiro, que complementa a atual linha P8/Euro 6, e traz as opções de 450 e 540 cv, as mais recentes potências campeãs de vendas da marca. Outra novidade são os Serviços Scania PRO, em substituição ao PMS, que vai englobar todas as novas soluções de serviços a partir de 16 de junho. Além disso, o segmento de ônibus começa a dar sinais de retomada das compras, após sofrer os maiores impactos negativos da pandemia. Dentre as vendas, estão exemplos de negócios importantes nos segmentos rodoviário e de turismo. A fabricante também segue firme nas demonstrações com o ônibus movido a gás natural veicular e /ou biometano. Encerrando no final deste mês de maio a passagem por Curitiba (PR), onde obteve excelentes resultados operacionais, o modelo seguirá para Londrina em junho.

Seguindo a estratégia de lançamento da linha Euro 6, agora voltam as potências mais vendidas da fabricante na geração Euro 5, com os propulsores Euro 6 e pacotes completos. São três novos modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4. O R 450 Plus oferece 450 cv de potência, desenvolve torque de 239,6 kgf.m e duas opções de trações, 4×2 e 6×2, que possibilitam atender uma grande diversidade de operações de transporte. Já o R 540 Plus está equipado com propulsor de 540 cv, que garante um torque de 275,3 kgf.m e tração 6×4, ideal para composições de nove eixos. Os motores são Euro 6 de 13 litros e saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder, caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão. Os modelos são ofertados com três pacotes. O ´Segurança´ oferece airbag no volante, airbag lateral de cortina (motorista) um item exclusivo da marca, AEB (frenagem de emergência avançada), LDW (aviso de saída de faixa), farol H7 e faróis no teto. Já o ´Conforto´ dispõe de cabine Highline, geladeira e multimídia com Bluetooth. Por fim, o pacote ´Eficiência´ é composto por defletores laterais e no teto.

Serviços Scania PRO, a nova evolução em disponibilidade >> A partir do próximo dia 16 de junho, o Programa de Manutenção Scania, o consagrado PMS, dará lugar aos Serviços Scania PRO, que vão englobar todas as novas soluções de serviços. O Scania PRO chega com o objetivo de ofertar um serviço ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota do cliente rodar mais. Tudo para garantir a máxima disponibilidade. Os Serviços Scania PRO são fruto de um detalhado projeto feito em conjunto com as sugestões de clientes e da rede de concessionárias, reavaliando processos internos, atualizando necessidades do mercado e antecipando tendências para acompanhar o nível de eficiência da Nova Geração Euro 6. Os Serviços Scania PRO estão divididos em três categorias e oferecem cobertura estendida para os caminhões zero km, atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania, processos mais ágeis e simples, possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente e a novidade de um apoio 24 horas via linha direta 0800, que atenderá aos clientes para as eventuais dúvidas, passará dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções, etc.

A nova modalidade Scania PRO Control oferece manutenção otimizada para a redução de custos, utilizando a exclusiva inteligência dos planos Flexíveis, que proporcionam intervalos entre paradas para manutenção adequados a cada operação, e, consequentemente, maior tempo de rodagem dos caminhões. Na solução, também estão incluídas a cobertura estendida do trem de força até o terceiro ano do veículo e pacote de conectividade Avaliação do Motorista, que, por meio de relatórios no portal My Scania ou pelo Aplicativo Scania Driver, demonstra a pontuação individualizada e entrega recomendações personalizadas a cada condutor para a redução do consumo de combustível, de forma simplificada. As manutenções deverão ser realizadas em qualquer Casa Scania, pelo agendamento, que é realizado pela rede em todo o Brasil.

Os Serviços Scania PRO Personal tem foco na gestão da disponibilidade, com proteção de itens preventivos, três anos de cobertura trem de força e chance de personalização de acordo com as demandas do cliente. Também estão inclusos o Control Tower e pacote de conectividade Avaliação do Motorista. O Control Tower traz a solução que realiza uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania. Ele pode até mesmo ser capaz de identificar, remotamente, se há problemas em algum dos caminhões conectados à torre de controle da Scania. E, age imediatamente na correção para que os veículos retornem à operação o mais rápido possível.

Já o Scania PRO Premium vai oferecer a cobertura mais completa das soluções de serviços da marca no Brasil. Estão incluídos os itens preventivos e corretivos, possibilidade de personalização complementar e quatro anos de cobertura completa. Além da Control Tower, pacote de conectividade Desempenho (o que há de melhor em gestão de frotas no mercado com acompanhamento em tempo real do veículo e da forma de condução de cada motorista), Data Access (que permite ao transportador integrar os dados de conectividade de sua frota diretamente em seus sistemas internos por meio de ‘APIs’ – ferramentas que viabilizam a geração de relatórios customizados da empresa –, integração com sistemas logísticos, de gestão de ativos, entre outros). Os Serviços Scania PRO estarão disponíveis apenas para novas contratações. Os atuais planos continuam valendo até o encerramento da atual validade. Migrações poderão ser feitas, sem problemas, após o encerramento do acordo vigente. (Imagens: divulgação Scania Brasil / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Scania Brasil e do seu time de comunicação com Carlos Eduardo Biagini e Sara Correia / Instagram: @acelerandoporai.com.br)