Em termos de robustez e padrão tecnológico, inegavelmente, o Mitsubishi Eclipse Cross sempre foi um bom carro desde o seu lançamento aqui no Brasil. A única justificativa para vendas tão baixas, provavelmente deve se concentrar na rejeição do público em relação ao seu desenho traseiro, mais especificamente, à tampa do porta-malas com dois vidros que, além de esteticamente muito mal resolvida, roubava a visibilidade pelo retrovisor central.
Será que se recupera? >> Se, de fato, a questão era essa, o novo Eclipse Cross (ano/modelo 2023) tem tudo para entrar na briga novamente. A linha continua ofertada com as seguintes versões e preços sugeridos: GLS (de entrada, por R$ 186.990); HPE (R$ 201.990); HPE-S (R$ 221.990) e HPE-S S-AWC (este último, o único com tração 4X4, por R$ 232.990).
Mudanças >> A cirurgia plástica na parte de trás deixou o SUV muito mais agradável. As novas lanternas em LED em formato de ´T´ invertido, espalham-se pela lateral e traseira e a inclinação da coluna C ficou nitidamente menos acentuada. A Mitsubishi informa que a área do porta-malas cresceu 14% em relação à versão anterior, mas não divulgou o novo dado medido em ´litros´.
Um pequeno aerofólio ajuda no conjunto traseiro, mas uma exagerada antena de teto em formato de barbatana de tubarão, poderia ter sido 100% descartada. A BMW também insiste nessa solução horrorosa e já fora de moda. A dianteira está mais esportiva graças ao novo grupo óptico, com faróis e luzes de neblina redesenhados, tudo em LED. Grade frontal deixa de ser cromada e passa ser preta.
Motorização >> O conjunto mecânico foi mantido. A Mitsubishi conservou o propulsor de 4 cilindros, 1.5 turbo com 165 hp de potência e 25,5 kgf.m de torque. Associado a um câmbio automático CVT, esse motor é alimentado apenas por gasolina.
Pacote respeitável >> O cardápio tecnológico do Mitsubishi Eclipse Cross 2023 é dos mais completos. O modelo oferece 7 airbags, piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, sistema de frenagem automática, bancos aquecidos e com regulagens elétricas (nas versões mais caras, obviamente…), ar-condicionado Dual Zone, encosto do assento traseiro reclinável, sistema Keyless de partida sem a necessidade da introdução da chave num comutador de ignição, dentre outras comodidades.
A central multimídia tem tela de 7 polegadas compatível com Apple e Android, mas o painel de instrumentos, em tempos 100% digitais, ainda é analógico…
Cores >> A linha Eclipse Cross 2023 é disponibilizada em sete opções diferentes: Cinza Londrino, Prata Lítio, Prata Cool, Azul Baikal, Vermelho Lucid, Branco Fuji (perolizado) e Preto Onix Pearl. (Fotos: Mitsubishi Motors / Instagram: @acelerandoporai.com.br)