Em continuidade à uma série de mudanças ocorridas nos últimos tempos, o ano de 2025 tem tudo para aprofundar as transformações na indústria automobilística mundial, sendo que alguns aspectos terão impacto ainda mais intensos no Brasil em função do cenário macroeconômico com o qual o país encerrou o mês de dezembro.
Para auxiliar tanto o fluxo corporativo que movimenta o setor quanto o próprio consumidor a se prepararem para essa nova temporada, a MegaDealer, que acompanha mensalmente o desempenho do mercado por intermédio do “Estudo Performance de Veículos Usados (PVU)”, realizado com base nos dados da plataforma Auto Avaliar, desenvolveu o guia ‘Sete Tendências da Indústria Automobilística no Brasil para 2025’.
Segundo o mapeamento, as tendências são as seguintes:
1) Aumento no custo do crédito: Em função da depreciação no cenário econômico local e aumento das taxas de juros, esse fator representará um desafio para expansão das vendas.
2) Crescimento das vendas dos veículos elétricos e híbridos novos: Como consequência dos primeiros carros sendo produzidos em fábricas no território brasileiro com destaque para as marcas chinesas que entregaram tecnologia e design que agradaram ao consumidor brasileiro.
3) Concentração e fortalecimento dos grupos de concessionárias: Essas instituições estão se tornando cada vez mais competitivas no Brasil e já apresentam a possibilidade de abertura de capital na Bolsa de Valores.
4) Pressão por aumento de preços nos carros 0 km: Será um efeito da alta do dólar que atinge componentes importados nos veículos e operações logísticas. Da mesma forma, os carros usados serão impactados e terão aumento do ticket médio de venda e de preços.
5) As redes de concessionárias e lojistas permanecerão com alta rentabilidade em carros usados: Veremos, também, um crescimento acentuado do volume de carros eletrificados usados, uma vez que os primeiros clientes estarão completando o ciclo de troca após dois anos de uso.
6) Continuidade do processo de fusões e aquisições entre as montadoras num âmbito global: Neste sentido, temos como exemplos Honda e Nissan, Stellantis, Tata e JLR, entre outras. Este movimento provocará transformações no mercado nacional.
7) Aumento da satisfação do consumidor com a experiência de compra do veículo: Este sentimento será transmitido através da modernização e melhoria de processos, da utilização de diversos canais de venda (omnichannel) e principalmente das plataformas digitais de e-commerce. (Imagem: Microsoft Designer Creator IA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)