Sexta geração do lendário Subaru Impreza chega sem ofertar a versão WRX/STi…

Ícone japonês que ficou famoso pelas vitórias em difíceis ralis, retorna à cena em três configurações, mas com ar mais discreto

Famosa pela concepção construtiva de alto padrão de qualidade, a marca nipônica Subaru sempre se notabilizou pela incrível robustez dos seus veículos, mas… cá entre nós, o design dos seus carros jamais foi considerado atraente.

Nesse aspecto, como referência e prova de que é possível encontrar uma solução, a Volvo Cars, por exemplo, sofria desse mesmo mal, com veículos excessivamente quadradões, mas deu a volta por cima e hoje em dia se destaca pela beleza dos seus modelos.

Referência maior dentro da marca, o compacto Impreza chega agora à sua 6ª geração. A boa notícia é que o design foi reformulado, o desempenho aprimorado e os recursos de segurança e tecnologia também foram atualizados. E para quem é fã… a má notícia é que a Subaru já lançou o portfólio ano/modelo 2024 sem a espetacular versão superesportiva WRX STi. A partir de agora, o Subaru Impreza somente sai nas configurações Base, Sport e RS, sempre com a carroceria hatchback com 5 portas.

A linha 2024 do Impreza traz a última geração da tecnologia EyeSight Driver Assist. O sistema aprimorado opera de forma mais suave, mais rápida e sob maior variedade de condições. O EyeSight agora pode identificar mais cedo, bicicletas e pedestres em cruzamentos e, quando necessário, alertar o motorista e frear para evitar colisões.

O sistema Subaru Starlink Multimedia Plus de 11,6 polegadas está disponível pela primeira vez no Impreza e vem equipado com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

Os acabamentos Base e Sport são equipados com um motor 2.0 Subaru Boxer de 4 cilindros e injeção direta, produzindo 152 hp e 20,04 kgf.m de torque. Já o novo RS é atualizado para com um motor Boxer de 2,5 litros com 182 hp e 24,60 kgf.m de torque. Padrão em todos os níveis de acabamento é a caixa de câmbio automática Lineartronic CVT (continuamente variável).

Os níveis Sport e RS são equipados com o sistema de gerenciamento de desempenho SI-Drive, rodas de liga leve de 18 polegadas e suspensão esportiva ajustada para maximizar o desempenho e o manuseio.

Segundo os dados técnicos divulgados pela Subaru, a cabine está mais silenciosa e confortável, com bancos redesenhados, sistema de isolamento térmico e acústico melhorado e enorme display vertical central.

O modelo oferece ´Direção Automática de Emergência´, detector de ponto cego com assistente de faixa de rodagem e alerta de tráfego cruzado traseiro. O recurso de segurança funciona com EyeSight ajuda a evitar uma colisão em velocidades inferiores a 80 km/h.

O painel oferece, também, ´lembrete do banco traseiro´ para ajudar a evitar o esquecimento de crianças e/ou animais de estimação dentro do veículo. (Fotos: divulgação Subaru / Instagram: @acelerandoporai.com.br )