Spectre: inédito Rolls-Royce 100% elétrico deverá chegar ao mercado no final deste ano

A Rolls-Royce (hoje pertencente ao grupo alemão BMW), notabilizou-se por produzir os automóveis mais luxuosos e requintados de todos os tempos. Hoje, a marca britânica continua o ofertar veículos extremamente exclusivos e deverá iniciar, agora ao final de 2023, com a chegada do Spectre (seu 1º modelo 100% elétrico), uma contagem regressiva de apenas 6 anos para deixar de produzir carros com motores a combustão, ou seja, a partir de 2030 todos os modelos da Rolls-Royce passarão a ser ofertados com um trem de força que não emita gases poluentes.

Utilizando a mesma plataforma do sedã Phantom e do SUV Cullinan e, seguramente, algumas tecnologias comuns ao BMW i7, o Spectre 2024 deverá ser lançado oficialmente no finalzinho desse ano. Especula-se que, no mercado norte-americano, a tabela de preços desse charmosíssimo cupê de duas portas comece em US$ 452.000, cerca de R$ 2,1 milhões.

O ponto alto do projeto é a nova suspensão adaptativa ´Planar´, capaz de ajustar até as barras de torção para filtrar as imperfeições do solo, entregando a melhor situação de resposta de conforto para os privilegiados ocupantes do veículo. O cupê Spectre 2024 virá com dois motores elétricos que produzem 577 cv de força máxima e a autonomia declarada será de quase 260 milhas (cerca de 418 km com uma carga total).

O conjunto proporcionará uma aceleração de 0-100 km/h em 4,2 segundos, o que não é um dado tão empolgante de performance hoje em dia, mas essa questão da esportividade jamais foi o ponto fulcral dos projetos da Rolls-Royce e sim, o conforto ao rodar. Logicamente, essa característica foi levada ao extremo no modelo 100% elétrico, que será o Rolls-Royce mais silencioso de todos os tempos.

E a tradição de personalização do modelo, obviamente, será mantida: não existirão dois Spectres idênticos, seja pela vontade do próprio fabricante ou do cliente que vai escolher os padrões de acabamento que deseja. Ainda não há muitos detalhes técnicos revelados sobre o novo carro, pois a marca inglesa está deixando isso para o dia do lançamento. Sabe-se, no entanto, que a bateria de 102 kWh será a mesma do BMW i7 (também 100% elétrico e já em linha).

Outra novidade é a extensão do exclusivo e interessante sistema de iluminação de entretenimento a bordo: além de milhares de focos de luz emitidos por fibra óptica no teto (simulando um céu estonteantemente estrelado), as portas também ganharão a mesma tecnologia.

Com sistema de frenagem automático, controle de saída e permanência de faixa e ´piloto automático adaptativo´, o Spectre será uma nuvem elétrica a flanar com a mesma classe que a Rolls-Royce sempre ofereceu… O modelo terá garantia total (motores e bateria) de quatro anos, sem limite de quilometragem. (Fotos: divulgação Rolls-Royce / Instagram: @acelerandoporai.com.br)