Em resposta ao crescente uso de materiais compostos em diferentes indústrias, a Stratasys tornou acessível ao mercado a Fortus 380 Carbon Fiber Edition, um sistema de manufatura de qualidade industrial dedicado ao ´nylon 12 CF´, fibra de carbono utilizada na fabricação de carros de corrida, entre outras aplicações, e que traz diversas vantagens, inclusive, ambientais.
O material tem apresentado constante crescimento de mercado. Nos Estados Unidos, aplicações que utilizam materiais compostos de fibra de carbono e/ou polímeros reforçados com fibra de carbono, são consideradas tecnologias de energia limpa. De acordo com o departamento de energia norte-americano, o motivo é sua maior leveza em relação a outros materiais, o que reduz o consumo de energia na sua fabricação. Estima-se que a cada 10% de redução do peso dos veículos, economiza-se de 6% a 8% no consumo de combustível.
A Stratasys foi uma das primeiras fabricantes a oferecer um composto de fibra de carbono para manufatura aditiva, que inicialmente estava disponível apenas para impressoras 3D high-end. Tanto para os seus carros na categoria IndyCar, quanto para os esportivos utilizados na ´Nascar´, a equipe Team Penske utiliza o material Nylon 12CF FDM para produzir protótipos e peças finais de materiais compostos. Recentemente, a equipe usou o material para produzir uma caixa de retrovisor para suas equipes de corrida para a Nascar. Em seguida, seus engenheiros personalizaram o design da caixa de retrovisor para os seus pilotos da Cup Series, antes da fabricação das partes finais, realizada por intermédio do uso da tecnologia de impressão 3D.
As aplicações de manufatura aditiva para o material Nylon 12CF FDM podem incluir: protótipos de peças de metal ou compostas; produção rápida em material de alta resistência; produção de ferramentas de montagem leves para uma melhor ergonomia e redução de fadiga do funcionário e também substituições de peças de metal de alta resistência e composto leve.
A Stratasys destaca que a impressora 3D Fortus 380mc CFE é adequada para empresas dos ramos de usinagem e acessórios, setor industrial automotiva, equipamentos esportivos, recreação, náutica, próteses, aeroespacial, equipamentos médicos, setor de petróleo e gás, dentre outras aplicações. Para maiores informações, acesse: www.stratasys.com ou http://blog.stratasys.com (Fotos: divulgação Stratasys)