:::::
EM CIMA DO TELHADO: apesar do enorme sucesso de vendas, principalmente na Europa, a Ford deverá tirar de linha o famoso Focus até o final desse ano. O modelo já foi vendido no Brasil e sempre agradou pelo porte, tecnologia e conforto. Um dos seus concorrentes é o lendário VW Golf. O Focus está na sua quarta e, provavelmente, última geração…
COMEÇANDO: a Tesla conseguiu a 1ª aprovação regulatória do governo dos EUA para lançar um serviço de ´robotáxi´ no Estado da Califórnia. Essa licença (associada à outras permissões legais) possibilitará à empresa de Elon Musk colocar nas ruas carros autônomos sem motoristas a bordo para o transporte de pessoas.
EM ANDAMENTO: Honda Motor Company está prestes a fechar um grande contrato: comprará baterias para os seus veículos híbridos e elétricos fabricados nos EUA da sua principal concorrente, a Toyota Motor Corporation, que tem uma fábrica de baterias automotivas no Estado da Carolina do Norte (EUA).
BOM MOMENTO: Bentley Motors (marca pertencente ao Grupo Volkswagen), comemora o 6º ano consecutivo de lucratividade. A empresa de origem britânica lançará o seu primeiro veículo 100% elétrico em 2027. No ano passado teve um polpudo lucro operacional de € 373 milhões.
AJUSTES: Audi (outra marca do Grupo VW) cortará 7.500 empregos até 2029 em áreas de administração e desenvolvimento. A medida visa garantir a competitividade futura, principalmente no mercado alemão.
EXPANSÃO: ao entrar no mercado da Sérvia, a chinesa BYD amplia a sua presença na Europa. Por lá, mantém uma parceria com a TDV Automotive. Começará a operação naquele país com os SUVs ATTO 2 (utilitário esportivo compacto) e ATTO 3 (carro de porte um pouco maior).
MASERATI AGONIZA: famosa marca de esportivos italiano Maserati (integrante do Grupo Stellantis) somente fabricou 260 veículos em 2024. Esse número representa uma queda de quase 80% da produção em relação a 2023. O motivo? Portfólio defasado de produtos e estratégia equivocada de eletrificação dos seus modelos.
MUDANÇA: por causa desse contexto, a Stellantis deverá transferir a produção da Maserati de Turim para outra fábrica em Modena. Por lá a marca deverá continuar a feitura dos modelos GranTurismo e GranCabrio. A Maserati sempre utilizou motores Ferrari e representou um charme exclusivo para quem gosta de esportivos. Uma pena que esteja nessa situação.
RENOVAÇÃO: tradicional Grupo Protege (de transporte de valores) investirá mais de R$ 30 milhões na renovação da sua frota de veículos. Escolheu o novo carro-forte 11.180 Euro VI da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Modelo tem suspensão reforçada, configuração ergonômica do volante, alavanca de câmbio e pedais adaptados para essa aplicação específica.
AGORA VAI! Omoda & Jaecoo (marca pertencente à chinesa Chery Automobile) anunciou o início das suas operações no Brasil para o próximo dia 15 de abril. A empresa começará com 50 lojas em 17 Estados, comercializando os SUVs Omoda E5 (elétrico) e o Jaecoo 7 (híbrido plug-in).
IMPERDÍVEL: Automec (maior feira para o mercado de reparação e reposição automotiva da América Latina), terá programação completa de painéis e palestras direcionados aos visitantes que buscam qualificação profissional e atualização no setor automotivo. Não perca! São Paulo Expo (na Arena de Conteúdos) entre os dias 22 e 26 de abril de 2025.
GENTE: marca sul-coreana KIA Corporation (pertencente ao Grupo Hyundai) decidiu manter Song Ho-sung como o seu CEO para mais um mandato de três anos. O competente executivo lidera a empresa há 6 anos e os acionistas aprovam o seu nome. Ele conseguiu elevar vendas de 2,6 milhões de unidades em 2020 para 3,1 milhões de veículos em 2024.
SIGA O NOSSO INSTAGRAM: @acelerandoporai.com.br