A marca alemã Porsche continua prezando pela alta performance e equilíbrio dos seus esportivos como sempre fez, desde os primórdios. Logicamente, o modelo 911 mantém-se como uma espécie de chancela absoluta do charme e desempenho de um carro a combustão que tornou-se lendário pelo seu sucesso nas pistas de corrida e avenidas normais. E isso será mantido, segundo a empresa germânica, até quando for possível abastecer um carro com gasolina.
Novas perspectivas >> O legado não mudou de mãos, pois o 911 continua vivo e adorado, mas, sem dúvida, cabe nesse momento aos modelos elétricos as quebras de recordes e evoluções assustadoras de performance. E o novo Porsche Taycan Turbo GT 2024 sintetiza tudo isso. Essa versão acima do Taycan S é, de fato, um colosso instigante de força.
Usina feroz! >> Segundo os dados técnicos fornecidos pela Porsche, o Taycan Turbo GT consegue entregar quase 1.110 cv de força máxima e, quando equipado com o ´pacote Weissach´ (que alivia a massa do veículo eliminando, por exemplo, os dois assentos traseiros), ele sai da imobilidade aos 100 km/h em 2,1 segundos, cravando velocidade máxima de 305 km/h.
O que mudou? >> O modelo continua com um ´trem de força´ equipado com dois motores elétricos (um em cada eixo), portanto, oferece tração integral. A novidade mecânica é que os inversores de pulso agora passaram de 600 para 900 amperes, otimizando o chamado “fluxo de corrente”. O torque dessa máquina é de impressionantes 136,4 kgf.m! Para quem deseja ainda mais emoção, ao simples toque de um botão, o Taycan Turbo GT adiciona mais 163 cv de força durante 10 segundos.
Parte estética >> O novo Taycan Turbo GT 2024 é praticamente idêntico à versão 2023. O que mudam são pequenos detalhes de acabamento externo, como apliques em fibra de carbono, minissaias laterais, spoiler dianteiro extra e posicionado abaixo do para-choque e dois tipos de aerofólios traseiros: um com abas laterais (para a configuração com pacote Weissach) e outro mais discreto para o GT ´normal´.
Recordes em pista >> O novo bólido da Porsche, nas mãos do aguerrido piloto Lars Kern, é atualmente o recordista de volta mais rápida no circuito Weathertech Raceway Laguna Seca (EUA) com o tempo de 1:27,87 min., e também na lendária pista de Nürburgring (Alemanha) com impressionantes 7:07,55 min.
Quanto custa? >> Lá no pujante mercado norte-americano, o Porsche Taycan Turbo GT pode ser encomendado com preço inicial de cerca de US$ 232.000, algo em torno de R$ 1,1 milhão. O modelo virá, também, ao mercado brasileiro. (Fotos: divulgação Porsche / Instagram: @acelerandoporai.com.br)