Após um longo período de desenvolvimento, a marca inglesa Aston Martin deverá iniciar em 2025 as vendas do seu supercarro Valhalla. Trata-se de um esportivo de corridas muito bem adaptado às condições de uso cotidiano. Totalmente construído com materiais leves e de alta resistência a impactos, o modelo foi projetado e equipado com várias soluções herdadas da equipe Aston Martin de Fórmula 1.
Será o primeiro carro da Aston Martin com motor central e com uma transmissão automática de dupla embreagem com 8 marchas. O conjunto vem com um propulsor V8 biturbo tradicional a combustão da Mercedes-AMG associado a dois motores elétricos dianteiros e mais um na traseira, este último ligado diretamente à caixa de câmbio. A potência máxima de todos os motores juntos chega a 1.064 cv e o impressionante torque atinge 112.16 kgf.m!
Segundo os primeiros dados técnicos informados pelo fabricante, o Aston Martin Valhalla acelera de 0-100 km/h em 2,5 segundos e crava velocidade final em 350 km/h, ambos com proteção de quebra através de limitação eletrônica de força. A autonomia no modo 100% elétrico é de apenas 14 km.
Apesar do preço bem elevado de US$ 800.000 (cerca de R$ 4,8 milhões), o modelo já tem uma boa quantidade de encomendas, inclusive algumas para o mercado brasileiro. A Aston Martin fabricará apenas 999 unidades numeradas desse fabuloso esportivo.
Mesmo sendo um veículo bem exclusivo e de valor alto, o interior do Valhalla é um tanto espartano, já que o ponto principal do projeto é a condução sempre em alta performance. Por dentro, o uso de fibra de carbono também é intenso, mas, apesar da simplicidade, os recursos tecnológicos são abundantes, com display digital que exibe todas as informações de navegação e condução, desde um simples velocímetro até uma central completa que mostra o nível de carga da bateria e os demais parâmetros dessa supermáquina.
O espetacular Aston Martin Valhalla terá frenagem de emergência automatizada, piloto automático adaptativo, monitoramento de ponto cego e outros recursos de segurança e conforto, como ar-condicionado, isolamento acústico em nível aeronáutico e um impecável sistema de som. (Fotos: divulgação Aston Martin / Instagram: @acelerandoporai.com.br)