A série de veículos experimentais ´C111´ feita pela Mercedes-Benz nos anos ´1960 e ´70, teve como objetivo testar possibilidades de novas motorizações, tipos de suspensão e até o uso de turbocompressores.
Esse esportivo com a frente baixa e portas do tipo ´asa de gaivota´ foi montado com motores movidos a óleo diesel e gasolina, aspirados ou turbinados e também com um motor Wankel (rotativo). Além disso, o C111 serviu como laboratório de estudos de arquitetura interna, tipos de acabamento, aerodinâmica e também para verificar funcionalidades de plataformas.
Nesse momento a Mercedes-Benz apresenta o ´Vision One-Eleven Concept´ que, como o nome diz, é apenas um carro-conceito que não entrará em produção, mas serve como referência de como serão os veículos elétricos dessa marca germânica num futuro próximo.
A cor laranja metálico é a primeira homenagem prestada ao C111. O tom vibrante decora a estonteante carroceria, também equipada com portas que se abrem para cima. Como um autêntico ´show-car´, o modelo exibe alguns detalhes excêntricos, mas o conjunto é elegante e com linhas excepcionalmente aerodinâmicas. Os difusores traseiro e dianteiro, além de ´saias´ laterais completam o pacote dinâmico da parte estética.
Grupos ópticos frontal e traseiro são compostos em LEDs aonde centenas de pixels remetem aos faróis auxiliares e lanternas do MB C111 original. Acompanhando todo o padrão arquitetônico das linhas elétricas EQS e EQE da Mercedes, o interior desse supercarro alemão oferece apenas dois lugares.
A parte de dentro tanto sugere a possibilidade de pilotagem, como a transformação da cabine num espaçoso lounge de um veículo elétrico e autônomo. O couro dos assentos foi curtido com ´casca de grãos de café´, segundo o fabricante germânico.
Bancos, painel e outras partes são recobertos com couro ou tecido prateado ou ainda, poliéster reciclado. Já o painel (com linhas bem ´limpas´) oferece uma enorme tela de LED e um volante oval.
Detalhe mais importante do Vision One-Eleven Concept é a adoção de um novo motor elétrico de ´fluxo axial´ que, segundo a fabricante de baterias e motores YASA (subsidiária inglesa da Mercedes-Benz), esse tipo de motor é 2/3 mais leve e muito mais poderoso que os propulsores elétricos de ´fluxo radial´ atualmente usados nos veículos elétricos. O sistema de baterias com ´células cilíndricas´ também é uma novidade no universo dos veículos elétricos. (Imagens: divulgação Mercedes-Benz / Os direitos autorais de divulgação de imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai.com.br)