Com mais de 7,6 milhões de unidades vendidas globalmente desde 2007 (ano do seu lançamento), o utilitário Tiguan consolidou-se firmemente no mercado. Agora, em nova estreia mundial, a Volkswagen apresentou a terceira geração desse SUV médio-compacto.
O novo modelo – que chegará às concessionárias europeias no 1º trimestre de 2024 – traz o mais recente estágio evolutivo da Matriz Transversal Modular ou Plataforma ´MQB evo´, que constitui a base técnica inovadora da 3ª geração do Tiguan.
Segundo esse fabricante alemão, os novos desenvolvimentos tecnológicos realizados com a MQB evo, melhoraram o Tiguan em todos os aspectos. O utilitário esportivo terá versões híbridas com autonomia totalmente elétrica de cerca de 100 km, o recarregamento AC será mais rápido em todas as versões eHybrid e o Digital Cockpit de design limpo baseado no MIB4 evoluiu para um conjunto de infoentretenimento de 4ª geração (oferecendo mais informações, serviços e aplicativos digitais a bordo).
Além disso, novos sistemas, como a função de massagem pneumática para os bancos dianteiros ou os faróis matriciais IQ.Light HD, controle adaptativo do chassi DCC Pro e última geração do Park Assist, são outras novidades do Tiguan 2024.
Nas questões de estilo, o novo SUV chega com um design reformulado. A frente – agora mais horizontalizada – traz faróis planos em LED, as aberturas frontais de ventilação estão mais amplas e o coeficiente de arrasto aerodinâmico melhorou de 0,33 para 0,28.
No interior o VW Tiguan apresenta conceitos completamente novos. A configuração do cockpit é intuitiva de usar, totalmente integrada e possui um design bem limpo. Os módulos incluem o novo Digital Cockpit com instrumentos com revestimento anti-reflexo, tela de infoentretenimento com 15 polegadas, estrutura de menu e gráficos totalmente novos, head-up display com projeções no para-brisa, dentre outras inovações estéticas e funcionais.
Nesta terceira geração serão disponibilizados motores turbodiesel (TDI), turbo a gasolina (TSI), turbo híbridos moderados a gasolina (eTSI) e sistemas híbridos plug-in (eHybrid). O MQB evo fornece a base para uma nova geração de chassis. A Volkswagen renovou o controle adaptativo do chassi DCC.
O novo modelo é equipado de série com o ´Vehicle Dynamics Manager´ – um sistema que controla as funções dos bloqueios eletrônicos dos diferenciais (XDS) e os componentes da dinâmica lateral dos amortecedores.
Os bancos ergoActive Plus com ajuste lombar pneumático de quatro direções e função de massagem com 10 câmaras, oferecem mais conforto aos ocupantes. Eles têm, também, uma função de programação para ativação automática do aquecimento ou ventilação dos bancos.
A lista de equipamentos de série do novo Tiguan é bem extensa: além do Side Assist (sistema de mudança de faixa), Front Assist (travagem autônoma de emergência), Lane Assist (sistema de manutenção de faixa) e Rear View (sistema de câmara de visão traseira), haverá também uma extensa gama de opcionais, como o Park Assist Pro com capacidade de estacionamento remoto (para entrada e saída automática de lugares de estacionamento controlados pelo condutor a partir do exterior do veículo via aplicativo em smartphones) ou também Trailer Assist (para manobras com reboque).
O Volkswagen Tiguan 2024 teve o seu comprimento aumentado em quase três centímetros. A altura, largura e distância entre-eixos permanecem praticamente idênticas às da geração anterior. E o volume do porta-malas também aumentou para 652 litros no total. (Fotos: divulgação Volkswagen / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Volkswagen e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)