Desde 2010

buru-rodas

Volkswagen faz alterações significativas no seu SUV compacto Nivus

Modelo ganha mais amplitude tecnológica e recebe, também, modificações no design

A Volkswagen do Brasil lançou o Nivus em 2020. Poucos sabem, mas esse pequeno utilitário esportivo misturado com um cupê, é um projeto da VW que foi criado, desenvolvido e produzido aqui no país. O ´pai´ do Nivus chama-se José Carlos Pavone, executivo que tem o cargo de ´Head de Design Américas´ para essa marca alemã.

O que mudou? >> O modelo tem boa atuação de vendas e sempre figura entre os mais comercializados do seu segmento. Agora em 2024 ele recebeu essa atualização de meio ciclo, já que a próxima mudança deverá indicar, provavelmente, a chegada da sua nova geração. Além das mudanças no design frontal e traseiro, englobando novos grupos ópticos, o VW Nivus (ano/modelo 2025) traz mais quatro novidades: nova central multimídia VW Play Connect; novo aplicativo ´Meu VW 2.0´; pacote opcional Outfit e a nova versão esportiva ´GTS´, que somente estará à venda no ano que vem.

Na parte externa o Nivus ganhou faróis mais afilados, grade um pouquinho mais imponente, ligeiras modificações nos para-choques e rodas de liga leve com um desenho diferenciado, mas que lembra o antigo layout. Os grupos ópticos são em LED. Na frente há luzes DRL na parte de cima e atrás a VW introduziu o que ela chama de ´light strip´, uma ´ponte´ em LED que faz uma ligação entre as lanternas traseiras, proporcionando uma assinatura de iluminação bem exclusiva.

O VW Play Connect (de nova geração) entrega central multimídia de 10,1 polegadas com internet embarcada. O sistema consegue conectar o carro ao seu dono, sem a necessidade de parear o celular ou conectá-lo a uma rede Wi-Fi. Com os mais de 15 aplicativos disponíveis na loja online, o motorista pode transitar usando o Waze ou curtir suas playlists no Spotify sem tirar o celular do bolso.

O pacote Outfit (que custa R$ 2.120) adiciona à versão Highline o teto pintado em preto, bancos com revestimento premium, espelhos retrovisores e maçanetas em Preto Ninja, logotipo ´Outfit´ na traseira e lateral, rack de teto preto e rodas de 17”.

Motorização >> A VW não alterou o bem aceito conjunto propulsor flex do Nivus. Todas as versões vêm com o conhecido motor 1.0 TSi (turbo) com 3 cilindros e câmbio automático de seis marchas. Essa unidade tem potência variável entre 116 cv (gasolina) e 128 cv (quando abastecido com álcool). O torque é o mesmo: 20,4 kgf.m. A versão GTS (que chegará no 1º trimestre de 2025) virá com o também conhecido motor 250 TSi (1.4 turbo, 4 cilindros e 150 cv), também com câmbio automático de seis marchas.

Tecnologia embarcada >> Completíssimo, o Volkswagen Nivus (tabela de preço começa em R$ 136.990) é bem equipado com muitos recursos de segurança passiva, ativa e com itens de comodidade, como o sistema de estacionamento autônomo, por exemplo. Seu novo pacote ADAS (que acrescenta R$ 4.470) oferece piloto automático adaptativo, assistente de saída de vaga traseira, detector de ponto cego e Travel Assist.

Mais conteúdo >> E a lista de equipamentos também é bem extensa. Confira: volante multifuncional revestido em couro; carregador de smartphone por indução; alerta de frenagem de emergência; ar-condicionado digital com saídas para o banco traseiro; seis airbags; câmera de ré; banco do motorista com ajuste de altura; indicador de controle da pressão dos pneus, partida por botão; dentre outros.

Considerações finais >> A nova linha 2025 do VW Nivus será ofertada nas cores Branco Cristal, Cinza Moonstone, Cinza Platinum, Preto Ninja, Vermelho Sunset e as duas novas (herdadas da paleta da Audi) Azul Turbo e Azul Titan. Na minha opinião o Nivus tem uma incrível qualidade pouco citada até mesmo pela Volkswagen: a sua posição de dirigir é, de longe, a melhor do mercado brasileiro em todos os segmentos. O trabalho de ergonomia desse carro, nesse aspecto, é irrepreensível. Só isso já é um diferencial muito importante, pois evita a inconveniente ´omalgia´ (dor nos ombros) comum em trajetos longos ou até mesmo no uso cotidiano do carro. No geral, o modelo só ganhou em requinte interno, tecnologia e ficou mais agradável na parte de fora. (Fotos: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai.com.br)