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Volkswagen XL1, o híbrido mais econômico do mundo: 111 km/l !

O Volkswagen XL1 atualmente é considerado o carro produzido em série mais eficiente do planeta. Dados técnicos da marca alemã indicam que esse modelo híbrido consome apenas 0,9 litro de gasolina a cada 100 quilômetros rodados, o equivalente a 111 km/l. O segredo está na junção e, consequente trabalho em conjunto dos motores a diesel e elétrico. Graças ao seu sistema híbrido plug-in (bateria recarregada em tomada), esse veículo de dois lugares pode percorrer até 50 quilômetros utilizando apenas eletricidade, consequentemente, sem gerar emissões de gases poluentes.

Números >> O XL1 atinge seus os objetivos de eficiência por intermédio de princípios de design esportivos: baixo peso (795 kg), aerodinâmica muito bem trabalhada (Cx 0,189) e baixo centro de gravidade (1.153 mm de altura). Tais características dão a esse eficiente carro a capacidade de rodar na estrada à velocidade constante de 100 km/h utilizando apenas 6,2 kW (cerca de 8,4 cv) de potência. Em modo totalmente elétrico, o XL1 necessita de menos de 0,1 kWh para percorrer a distância de 1 quilômetro.

Consumo baixíssimo >> Seu sistema híbrido plug-in consiste num motor turbodiesel (TDI) com dois cilindros (35 kW/48 cv), motor elétrico (20 kW/27 cv), caixa de câmbio de sete marchas com dupla embreagem (DSG) e bateria de íons de lítio. O conjunto torna possível ao novo VW emitir apenas 21 g/km de CO2. O XL1 alcança velocidade máxima de 160 km/h e pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 12,7 segundos. Já o consumo de 0,9 litro de diesel por 100 quilômetros é um recorde que até hoje não havia sido atingido por nenhum outro automóvel, sinal de refinamento técnico da marca.

Objetivos >> Conceitualmente, o XL1 representa a terceira etapa de evolução da estratégia da Volkswagen no desenvolvimento do “Carro 1 litro”. Na entrada do novo milênio, Ferdinand Piëch, que atualmente é o presidente do conselho supervisor da Volkswagen AG, estabeleceu a meta visionária de colocar no mercado um carro produzido em série que fosse prático para o dia a dia e consumisse um litro de combustível por 100 quilômetros. Com o XL1, que pode levar duas pessoas, a ideia tornou-se realidade.

Apesar da tremenda eficiência, os engenheiros tiveram sucesso ao criar um conceito de carroceria mais adequado às necessidades diárias do que nos dois protótipos anteriores. Enquanto no protótipo L1 (apresentado em 2002 e 2009) o motorista e o passageiro sentavam-se um à frente do outro, no XL1 os dois ocupantes ficam lado a lado, de forma quase igual a um veículo convencional. O XL1 mede 3.888 mm de comprimento, 1.665 mm de largura e apenas 1.153 mm de altura. Para os padrões automotivos convencionais, essas dimensões são radicais. Comparando, o esportivo Porsche Boxster é 129 mm mais alto (1.282 mm). A VW o denomina como “o carro do futuro, feito para a atualidade”.