Volvo EX30 Ultra: quando um carro ultrapassa, com charme, a função básica da mobilidade

SUV compacto 100% elétrico de origem sueca, custa R$ 299.950 e entrega autonomia real de pouco mais de 470 km em ciclo urbano

A Suécia tornou-se um país famoso por vários motivos, dentre eles, as belas paisagens, riqueza financeira e capacidade de fabricar produtos com excepcional qualidade, já que as exportações são um ponto forte da economia daquele lugar.

No universo automotivo, a marca Volvo, originalmente sueca, notabilizou-se pela confiabilidade e, principalmente, segurança dos seus automóveis. Com exceção do ´airbag´ (bolsa de ar), item colocado no mercado pela Mercedes-Benz em 1980 com o seu Classe S, praticamente todas as importantes patentes ligadas à segurança automotiva, estão ligadas à marca Volvo Cars.

Quem gosta de carros, lembra perfeitamente que até o início dos anos ´1990 a Volvo cometia o pecado de entregar veículos com altíssima qualidade construtiva, mas com um design quadradão e antiquado em relação aos concorrentes. Mas isso foi corrigido e a marca, nesse sentido, passou de um acanhado ´Patinho Feio´ a um exuberante Cisne Negro, com um estilo extremamente elegante e futurista por fora e por dentro dos seus carros.

Prova maior disso é o modelo 100% elétrico EX30, um SUV compacto vendido no Brasil desde maio de 2024, que exibe um desenho bonito e irretocável. Esse EV chega importado da China, país que sedia o pujante conglomerado Geely, grupo controlador das marcas Volvo Cars e também da inglesa Lotus.

Missão >> O EX30 desembarcou no Brasil com o objetivo de alavancar as vendas da Volvo no país, abrindo o seu portfólio para produtos mais em conta do que os luxuosos Volvo XC60 e XC90, por exemplo.

O EX30 na versão de topo ´Ultra´, carro que avaliei por alguns dias, tem preço de tabela fixado em R$ 299.950 e, dentro do segmento de SUVs compactos e 100% elétricos vendidos no país, ele praticamente está sozinho no nicho.

Estilo >> Sem a menor dúvida, o ponto principal do projeto do Volvo EX30 é o desenho externo da carroceria e, mais ainda, o capricho na ambientação interna. Absolutamente todos os detalhes desse carro foram pensados em cima da filosofia de que “menos é mais”. Fazendo um paralelo com o universo aeronáutico – aonde a otimização dos espaços e a redução do peso do conjunto são os dois pontos principais – o Volvo EX30 segue esse caminho.

A carroceria oferece uma distribuição muito acertada dos seus dois volumes. Sinceramente, não dá para qualifica-lo como um hatchback ou um crossover. Eu o vejo quase como um monovolume, mas o que importa é a consistência e o bom gosto do estilo. Com quatro portas, é ideal para quatro ocupantes, apesar de ser homologado para até cinco pessoas. No meio do mar da mesmice, mesmo em cores discretas, o EX30 se destaca na multidão.

Performance >> No mercado brasileiro a Volvo comercializa quatro versões do EX30. A de entrada vem com bateria de 51 kWh e as demais com um pacote de 69 kWh. O modelo avaliado (Ultra, topo da gama) tem um motor elétrico no eixo traseiro que entrega 272 cv de força máxima e torque de 34,9 kgf.m. Segundo os dados do fabricante, esse conjunto acelera de 0-100 km/h em 5,3 segundos e crava velocidade máxima de 180 km/h.

Estilingada imediata! >> Carros elétricos têm uma característica diferente dos modelos equipados com motor a combustão: a entrega do torque é imediata, o que dá uma sensação bem agradável de aceleração. Da imobilidade aos 100 por hora, o Volvo EX30 é mais rápido do que muitos carros esportivos. O avesso disso, na minha opinião, é melhor ainda: ele é extremamente agradável para se passear devagarzinho, sem trancos e protestos, num deslizar silencioso que até diminui o stress…

Por dentro >> Ponto alto do projeto do Volvo EX30 é a ambientação do interior. Causa estranheza a ausência de um painel de instrumentos tradicional por trás ou acima do volante. Ele não existe. No lugar dele há um discreto sensor de fadiga que monitora constantemente os olhos do motorista, sendo capaz de alertar o condutor sobre os perigos de dirigir sem atenção, sugerindo uma pausa para um cafezinho e um descanso.

Todas as informações do veículo são congregadas numa tela (quase um tablet, na verdade…) fixa e vertical de 12,3 polegadas. Nela, é possível observar e ajustar todos os parâmetros desejados, desde o controle do som, ar-condicionado, retrovisores externos etc.. É esquisito no início, mas o ambiente puramente digital logo se transforma num aliado charmoso e de fácil convívio.

Equipamentos >> O Volvo EX30 vem completíssimo de fábrica, com todos os itens de série necessários num ótimo pacote de segurança e condizentes com o preço do veículo (R$ 299.950). São 6 airbags, ar-condicionado digital bizone, recarregamento de celular por indução, entradas USB, enormes porta-trecos, porta-luvas central, bancos anatômicos e forrados com uma ótima mistura de tecido sintético emborrachado com couro, piloto automático adaptativo, assistente de baliza, frenagem automática, dentre outros componentes.

Pontos fortes e fracos >> Com 4,23 m de comprimento total, o EX30 tem um extre-eixos de apenas 2,65 m. Merecia uns 10 centímetros a mais para subir a um patamar inatingível pela concorrência. Este é o pecado desse ótimo carro. Os assentos dianteiros, no entanto, compensam essa medição de forças desiguais, pois são extremamente confortáveis e oferecem ajustes elétricos. A posição de dirigir é a melhor coisa que esse carro oferece: um trabalho de ergonomia merecedor de um prêmio.

Para quem gosta de música de boa qualidade, o sistema de som da Harman Kardon é impecável com uma sequência de 9 alto-falantes da parte dianteira, que transformam o habitáculo num incrível ambiente acústico.

Frigir dos ovos >> A proposta de uso do Volvo EX30, a meu ver, é mais adequada à mobilidade urbana. Com a bateria de 69 kWh, o fabricante indica uma autonomia de até 476 km na cidade, o que é um alcance respeitável. Vale lembrar que – na relação custo por quilômetro rodado – o consumo de um veículo 100% elétrico é, em média, 6 vezes mais baixo do que um modelo do mesmo porte com um propulsor a combustão.

O EX30 Ultra vem equipado com rodas aro 20 polegadas com pneus na medida 245/40 e o seu porta-malas comporta 318 litros. Conforto ao rodar, silêncio a bordo e requinte da arquitetura interna são os trunfos desse interessantíssimo veículo. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)