Volkswagen do Brasil celebra os 20 anos de carreira do Polo enaltecendo a sua ´evolução´. Hatch compacto (ano/modelo 2023) chega ao mercado brasileiro com design mais moderno e com adendos de tecnologia e conectividade. Ele agora tem linhas mais horizontalizadas e superfícies mais arredondadas. Além disso, o conjunto óptico é inédito e os acabamentos internos também são novos. Desde as versões mais básicas, os faróis são de LED de alta intensidade. Segundo os dados fornecidos pelo fabricante, agora o facho alcança 130 metros de distância! Na traseira, as lanternas têm nova assinatura luminosa noturna.
Por dentro ele ganhou novos acabamentos e texturas. Painéis de porta dianteiros foram forrados em tecido, assim como o apoio de braço. O painel também ganhou atualizações de seus materiais. São inéditos os bancos esportivos, inteiriços, e inspirados na linha GTS, que entregam mais conforto e estão mais integrados ao veículo.
Seu painel de instrumentos é totalmente digital e o sistema de ar-condicionado Climatronic, também. Uma das novidades é o carregamento de celular por indução, que dispensa o uso de fio ou adaptador. As duas saídas USB (tipo C) trazem comodidade aos passageiros que viajam no banco traseiro. O volante é outro item inédito, com o novo emblema da VW ao centro. Multifuncional, ele traz aletas para a troca de marchas, recurso ideal para uma direção mais acessível e esportiva. A coluna também tem ajustes de altura e profundidade.
O novo Polo vem equipado com quatro airbags: dois dianteiros e dois laterais. De grandes dimensões, as bolsas laterais protegem a cabeça e tórax e restringem o movimento do corpo durante um impacto, elevando a segurança dos ocupantes. Além disso, o pacote de segurança inclui Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Distribuidor Eletrônico de Frenagem (EBD), Controle de Tração, Hill Hold Control, Sistema de frenagem automática pós-colisão, Sistema isofix, e agora inéditos faróis de LED.
Agora o modelo passa a ser oferecido com duas opções de motorização, MPI e TSI, e duas de câmbio, manual de cinco marchas e automático com seis. A versão de entrada do compacto traz o consagrado 1.0 MPI de 84 cv e 10,3 kgf.m de torque máximo, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas. Em seguida está o TSI de 116 cv e 16,8 kgf,m de torque. Nas versões Comfortline e Highline, o propulsor TSI é acompanhado do câmbio automático de seis marchas.
Os preços são os seguintes: Polo MPI 2023 (R$ 82.990); TSI (R$ 92.990); Comfortline (R$ 102.990) e Polo Highline (R$ 109.990). (Fotos: divulgação VW Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)