A subsidiária ultra-esportiva da Honda acabou de lançar o novo Acura NSX (ano/modelo 2017). O bólido entra na sua terceira geração com uma grande novidade: adota três motores elétricos que atuam em paralelo à poderosa unidade V6 twin-turbo a gasolina. A soma dos propulsores movidos à bateria é de 73 hp. Adicionados ao fôlego do motor à combustão (500 hp) o conjunto gera uma força máxima de 573 hp, criando uma espetacular relação de peso-potência, já que o NSX está mais leve do que o seu antecessor.
Concepção construtiva >> Neste novíssimo híbrido esportivo, a marca nipônica passou a utilizar novos materiais e métodos de construção para criar uma estrutura com uma rigidez dinâmica ainda melhor. Os engenheiros encontraram várias soluções para conseguir abaixar o centro de gravidade do Acura NSX. Duas delas se evidenciam especialmente: foi adotado um sistema de cárter seco que elimina a ´bandeja´ de óleo tradicional. Com isso foi possível montar o motor numa posição 61 mm mais baixa dentro da ´sala de máquinas´. Além disso, as baterias de íons de lítio também foram montadas no assoalho do veículo, contribuindo para o equilíbrio em altas velocidades.
Dinâmica >> Os sistemas de suspensão multi-link do novo NSX foram reprojetados para suportar as necessidades dinâmicas mais extremas. Além da altíssima rigidez torcional, a Acura desenvolveu um trabalho minucioso na aerodinâmica, melhorando a estabilidade mesmo em velocidades que beiram as 180 milhas por hora (quase 290 km/h)!! O modelo oferece freios – regenerativos – desenvolvidos pela renomada Brembo e os amortecedores eletro-magnéticos ajustam-se em milésimos de segundo para complementar em conforto e dinamismo qualquer tipo de condução.
Mais detalhes >> O novo NSX vem com rodas de liga leve calçadas com pneus 245/35/R19 (na dianteira) e 305/30/R20 na traseira. A Acura optou por compostos Continental Conti-Sport, por suportarem estresse em alta velocidade constante, mantendo a tração, aderência e níveis de segurança exigidos pelo fabricante japonês. Por dentro do cockpit há enormes possibilidades de diversão na condução e entretenimento, com variações de ajustes de suspensão, caixa de câmbio e mapeamento de motor, com parâmetros que vão do total silêncio ao rodar (apenas com a impulsão dos três motores elétricos) ao rugir feroz do motor V6/3.5 turbo de 500 cv comandado pela escolha “Sport”, inclusive com direito à graduações diferentes do som do motor dentro da cabine.
Conjunto completo >> Para quem procura alto desempenho, estilo agradável (e exclusivo) e um cabedal enorme de tecnologia, o Acura NSX 2017 entrega um pacote exemplar de equilíbrio, força e conforto. O interior vem com acabamento em couro e tecido Alcântara e há, por todo o carro, partes de alumínio, fibra de vidro, fibra de carbono e aço. Cada material no seu devido lugar para proporcionar uma resposta correta para cada demanda específica desse carro esportivo. O câmbio do modelo é automático de dupla embreagem com nove marchas e, segundo o fabricante, “nenhuma polegada da estrutura externa e interna foi construída sem uma função estética e dinâmica”.
Resumo da obra >> Enfim…, essa verdadeira joia japonesa traz novos conceitos construtivos, com tudo pensado para eliminar peso e ampliar a dinâmica de condução. Sua carroceria é composta por alumínio moldado e agregado a um plástico em alta temperatura. Cerca de 860 pontos de solda MIG são realizados por robôs na estrutura principal e há, também, adesivos aeronáuticos e fibra de vidro associada ao poliéster para finalizar e dar firmeza ao bólido. Toda iluminação do veículo (inclusive em alguns detalhes internos) é composta de LEDs. No geral, é isso: um belo desafio da engenharia automotiva que foi concretizado e já está pronto para o uso. (Fotos: divulgação Acura) //// Abaixo, texto traduzido para o inglês (Below, translated text in english)
New Acura NSX 2017: hybrid and full of technology, he has 573 hp! >> Ultra-sport Honda subsidiary has just released the new Acura NSX (year/model 2017). The bolide enters its third generation with a big news: adopts three electric motors that operate in parallel to the powerful drive V6 twin-turbo petrol. The sum of the battery-powered thrusters is 73 hp. Added to the breath of combustion engine (500 hp) the set generates a maximum power of 573 hp, creating a spectacular weight-power ratio, since the NSX is lighter than its predecessor.
Constructive design >> In this brand new sport hybrid, the japanese brand began using new materials and construction methods to create a structure with a dynamic stiffness even better. The engineers found several solutions to achieve lower the centre of gravity of the Acura NSX. Two of them evident especially: was adopted a dry sump system that eliminates the traditional oil tray. With this it was possible to mount the motor on a 61 mm lower position inside the ´engine room´. In addition, lithium ion batteries were also mounted on the floor of the vehicle, also contributing to the balance at high speeds.
Multi-link suspension systems dynamics of the new NSX have been redesigned to withstand the most extreme dynamic needs. In addition to the extremely high torsional rigidity, Acura developed a detailed work in aerodynamics, improving stability even at speeds approaching the 180 mph (290 km/h almost)! The model offers brakes – regenerative – developed by renowned Brembo and the electro-magnetic dampers set in milliseconds to complement in comfort and dynamism any kind of driving.
More details >> The new NSX comes with alloy wheels shod with tires 245/35/R19 (in front) and 305/30/R20 in the back. The Acura chose Continental Conti-Sport compounds, by supporting high speed constant stress, keeping traction, grip and safety levels required by the japanese manufacturer. Inside the cockpit, there are huge possibilities of driving fun and entertainment, with variations of suspension adjustments, gearbox and engine mapping, with parameters ranging from total silence to rotate (only with the return of three electric motors) to the ferocious roar of V6/3.5 turbo 500 hp commanded by choice ´sport´, including with different grades of the engine sound inside the cabin.
Complete set >> For those looking for high performance, nice style (and exclusive) and a huge leather technology, the Acura NSX 2017 delivers a package copy of balance, strength and comfort. The interior comes with leather and Alcantara fabric finish and there are, all over the car, parts of aluminum, fiberglass, carbon fiber and steel. Each material in place to provide a correct answer to each specific demand of this sports car. The exchange rate model is double-clutch automatic with nine marches and, according to the manufacturer, “no inch of external and internal structure was built without an aesthetic function and dynamic”.
Summary >> Of the work anyway, this true japanese jewel brings new concepts of construction, with all thought to eliminate weight and extend the driving dynamics. Your body is composed of aluminum framed and added to a plastic at high temperature. About 860 of MIG welding points are performed by robots in the main structure and there are also aircraft adhesives and fiberglass polyester associated to finalize and give firmness to bolide. All vehicle lighting (including some internal details) is composed of LEDs. In general, this is it: a beautiful challenge of automotive engineering that was completed and ready for use. (Photos: dissemination Acura)