Após vender pouco mais de 40 mil unidades do compacto 500 (Cinquecento) em várias versões a combustão aqui no mercado brasileiro, a Fiat lançou oficialmente hoje (03/08) a configuração 100% elétrica desse icônico veículo.
O modelo será ofertado apenas na versão “Icon”, ao preço de R$ 239.990 e com quatro opções de cores. Sem dúvida, um valor salgado para um carro apropriado apenas para duas pessoas (apesar de oferecer dois pequenos assentos na traseira), no entanto, é um automóvel luxuoso e de nicho.
Maior, mais largo e com espaço interno mais amplo que o modelo tradicional, o 500e é montado na plataforma ´Mini Bev´ e entrega bom pacote de tecnologia, como por exemplo, piloto automático adaptativo, carregador por indução e portas que são abertas por fora via aproximação das mãos (e por dentro apenas por um botão).
Com três modos de condução (normal, range e sherpa), o novo 500e tem autonomia declarada de 320 km, mas que, segundo a Fiat, pode chegar aos 460 km, dependendo de algumas condições de dirigibilidade e tempo, como velocidade constante de 60 km/h e temperatura externa de 25 graus Celsius.
Charmoso como sempre, o Fiat 500 elétrico tem 87 kW (118 cv) de potência máxima, traz rodas de 16”, vários acabamentos cromados, teto solar panorâmico, volante multifuncional com dois raios, painel de instrumentos de 7” e tela multimídia de 10,25 polegadas.
Opção ´cult´ para endinheirados dispostos a pagar mais caro que um Jeep Compass, o 500e tem as suas vantagens. A recarga completa da bateria de íons de lítio fica, em média, por apenas R$ 35. Seus concorrentes diretos são o Renault Zoe e o GM Bolt.
O novo Fiat 500 elétrico será comercializado em 10 concessionárias espalhadas por 9 cidades do Brasil: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Recife (PE).
A garantia do veículo é de 3 anos e a garantia da bateria é de 8 anos ou 160.000 km. E aí, você encara? (Fotos: divulgação Fiat / Instagram: @acelerandoporai.com.br)