Há 70 anos, em 1952, a Mercedes-Benz apresentou em Stuttgart um carro esportivo que, pelo enorme sucesso que alcançou nas pistas, conseguiu expandir a visibilidade dessa marca alemã de uma maneira impressionante.
O primeiro modelo “SL” (300 SL, com designação interna ´W 194´), no seu ano de lançamento faturou uma espetacular dobradinha nas lendárias 24 Horas de Le Mans e conquistou os quatro primeiros lugares no Grande Prêmio do Jubileu de Nürburgring. Toda a linha SL sempre foi considerada esculturalmente bela em termos de design, e essa característica mantém-se até hoje.
O novo SL AMG (nas versões 55 ou 63) é um veículo evoluído construtivamente, ou seja, vai muito além de um melhoramento a partir do conhecido AMG GT Roadster. O belo esportivo foi aliviado em todo o seu conceito estrutural. A capota conversível, por exemplo, passa a ser de lona e não mais em partes de metal. Só essa mudança rendeu um ´emagrecimento´ de 21 kg.
A rigidez torcional da estrutura da carroceria aumentou em 18%, assim como a rigidez transversal (50 % superior) e a longitudinal (40% maior) em relação ao já impressionante AMG GT. No mais, o acabamento meticuloso e a manutenção de detalhes minuciosamente ligados ao charmoso passado da linha SL, sobressaem-se nesse magnífico automóvel.
Pela primeira vez o SL AMG vem com tração nas quatro rodas e com eixo traseiro direcional, ou seja, a estabilidade foi ampliada. Toda a composição estética (externa e interna) faz uma ligação entre o passado sensual da SL 300 e o vigor de altíssima performance desse veículo atual. As duas protuberâncias no capô, por exemplo, são um sinal claro da manutenção desses códigos.
Além de todas essas expressões estéticas, o novo SL AMG é amplamente tecnológico, com o sistema MBUX mais atualizado e suspensão AMG Active Ride Control com estabilização anti-rolagem ativa. Sem esquecer, também, de novas tecnologias de otimização aerodinâmica com persianas de direcionamento de ar e spoiler móvel.
O impactante Mercedes SL AMG vem equipado com o espetacular motor AMG 4.0/V8 biturbo alimentado por gasolina. Montado à mão nas instalações da empresa em Affalterbach, ele pode vir em duas configurações: SL 63 (577 hp/torque de 81,5 kgf.m/0-100 km/h em 3,5 s) e SL 55 (469 hp/torque de 71,3 kgf.m/0-100 km/h em 3,8 s). (Fotos: divulgação Mercedes-AMG / Instagram: @acelerandoporai.com.br)