Pioneira no uso do motor de 6 cilindros a diesel para picapes médias aqui no Brasil, a Volkswagen Amarok recebeu um ´face lift´ significativo que engloba algumas alterações no estilo e um melhoramento na tecnologia embarcada. Apesar de já apresentar a linha ano/modelo 2025, a marca de origem alemã manteve os mesmos preços para as três versões, Comfortline, Highline e Extreme, ambas com tração integral ´4Motion´ e com cabine dupla. Além disso, outra novidade é a garantia de fábrica, agora ampliada para cinco anos.
O modelo produzido na Argentina recebeu novos para-choque, grade, capô e rodas. A atualização deixou o utilitário com a dianteira mais imponente, com um visual renovado, principalmente, pelo novo grupo óptico, que agora traz faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal. Na parte traseira são inéditos o para-choque, as lanternas, o emblema da marca e o posicionamento do nome ´Amarok´’, inscrito na parte central da tampa traseira.
Em termos de estilo, outras duas novidades: os pacotes Hero e Dark, ambos atrelados à versão Extreme. Na primeira delas, disponível apenas para a escolha da cor Cinza Oliver, e sem qualquer custo adicional, a picape sai de fábrica com ´santantônio´ pintado em preto brilhante, assim como as maçanetas das portas e os logotipos traseiros. Estão na lista outros detalhes como capas dos parafusos das rodas e rodas de liga-leve de 20 polegadas escurecidas. Para o pacote Dark, disponível para as cinco cores (exceto Cinza Oliver), a Amarok traz detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas.
A picape média da VW vem com o conhecido motor 3.0/V6 com 258 cv. A função ´overboost´ amplia essa força para até 272 cv, segundo o fabricante. Ela é a picape movida a óleo diesel mais potente da categoria. Sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas oito segundos e a capacidade de carga é de 1.104 litros. O modelo traz, ainda, assistente para partida em subida, controle automático de descida e ABS Off-road.
Por dentro, a nova Amarok V6 oferece central multimídia com tela de 9 polegadas touch screen com conexão Apple CarPlay e Android Auto e navegação nativa; airbag de cabeça, uma porta USB-A no console, na dianteira, e duas portas USB-C na traseira, e o novo assistente de condução. Trata-se do ´Safer Tag´, um assistente de segurança da Mobileye, empresa de tecnologia que é parceria do Grupo Volkswagen para o desenvolvimento de veículos autônomos níveis 2 e 3 para as marcas Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini. Na Nova Amarok, o sistema auxilia o condutor, alertando para eventuais situações de perigo, entre eles os alertas de saída de faixa e de colisão frontal. Para quem deseja mais segurança, com a ´Blindagem Vale+´, a Amarok V6 continua com a garantia mantida pela VW. (Fotos: divulgação Volkswagen do Brasil / Instagram: @acelerandoporai.com.br)