:::::
CAMPEÃ: Bia Figueiredo, piloto com extremo talento e dedicação no que faz, é a primeira mulher a sagrar-se campeã da Copa Truck, categoria de corrida de caminhões aqui no Brasil. Com currículo relevante, Bia também foi a primeira mulher a vencer uma prova da Indy Lights, categoria de acesso à Fórmula Indy, em 2008. No ano que vem passará a correr na divisão Super Truck Pró.
CAMPEÃO: o espanhol Jorge Martín é o mais novo campeão da MotoGP. Ganhou o título de 2024 com brilho e competência. Martín tornou-se o primeiro piloto de uma equipe satélite na história a conquistar o título da MotoGP e também foi o primeiro a superar a marca dos 500 pontos. Venceu com a Ducati e já assinou contrato com a Aprilia para disputar a temporada de 2025.
SUBINDO: chinesa Xiaomi – fabricante de celulares e eletrodomésticos e agora, também, de carros elétricos –, entregará 130 mil unidades do seu modelo SU7 até o final desse ano. A meta inicial era de apenas 76 mil carros, mas a procura cresceu tanto que o empresário Lei Jun (CEO da Xiaomi) ampliou a produção para três turnos, a fim de dar conta do recado.
TESTES: gigante japonesa Toyota anunciou que vai iniciar em 2025 na Austrália os testes com a sua van ´Hiace´. O modelo é um híbrido diferente com duas motorizações: um propulsor alimentado por hidrogênio e outra unidade elétrica. Caso aprovado tecnicamente, este poderá ser o primeiro veículo do mundo com um conjunto propulsor desse tipo.
MÃO DE OBRA: por causa da crescente escassez de motoristas de caminhão no Japão, o Ministério da Economia, Comércio e Indústria e Ministério de Terras, Infraestrutura e Turismo do Japão, estão patrocinando um projeto que testa o uso de caminhões pesados ??com direção autônoma de nível 4 na rodovia Shin-Tomei.
PARTICIPANTES: os principais fabricantes de caminhões do Japão (Hino Motors, Mitsubishi Fuso, Isuzu Motors e UD Trucks) são os participantes do projeto e já estão colocando os seus modelos na estrada com um motorista a bordo atuando apenas como espectador. Num futuro próximo, os caminhões passarão ao nível 5, ou seja, veículos que dispensam a presença de um ser humano no assento do motorista.
HÁ VAGAS: Goodyear, uma das maiores fabricantes de pneus do mundo, está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2025, oferecendo 10 vagas para estudantes nas cidades de São Paulo, Americana e Santa Bárbara d’Oeste. O programa é voltado a jovens talentos que buscam iniciar sua trajetória profissional num ambiente que une inovação, desenvolvimento e aprendizado constante, com o objetivo de formar futuros profissionais de alto desempenho. Mais informações: https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/goodyear/
ÓLEO DIESEL: tanto o diesel comum quanto o S-10, fecharam a 1ª quinzena de novembro em alta em relação ao fechamento de outubro, segundo os dados mais recentes da análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log. O preço médio do litro do tipo comum foi encontrado a R$ 6,12, com alta de 0,16%, enquanto o diesel S-10 foi comercializado à média de R$ 6,20, um aumento de 0,32% na mesma comparação.
SOBE: VW Brasil teve recorde de exportações em outubro, com 12.049 unidades embarcadas. É o melhor resultado de exportações registrado pela marca desde abril de 2018, quando foram vendidas 18.752 unidades. Em 2024, a Volkswagen do Brasil já embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o volume de exportações da marca no mesmo período de 2023.
BOAS VENDAS: o novo Hyundai Creta, recentemente renovado, segue como líder de vendas no varejo brasileiro em novembro. O SUV produzido em Piracicaba (SP) fechou a primeira quinzena do mês com 2.576 unidades comercializadas, considerando as vendas ao consumidor final e descartadas as unidades destinadas a empresas, como locadoras e frotas. Destas, 1.658 (64%) já são de sua nova geração, cujas vendas ao consumidor tiveram início em outubro.
AGENDA: com a expectativa de reunir 1.500 automóveis antigos, a 6ª edição do Encontro e Exposição de Carros Antigos do Campo de Marte será realizada neste final de semana, dias 23 e 24 de novembro de 2024, com visitação gratuita. O evento acontece no Hangar 1 do Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo e promove a cultura antigomobilística.
GENTE: a partir de 12 de dezembro de 2024, o executivo Kjell Gruner será o novo presidente e CEO do Grupo Volkswagen da América e CEO da marca Volkswagen na América do Norte. Gruner sucede a Pablo Di Si, que, por iniciativa própria, deixou o cargo na empresa alemã. Interinamente, Gerrit Spengler assumirá a função de Pablo Di Si até que Gruner assuma.
Siga o nosso Instagram: @acelerandoporai.com.br