Inegavelmente, a Volkswagen é uma das fabricantes que possibilitou – em escala global – a mobilidade acessível para milhões de pessoas. O veterano e inesquecível Fusca é o melhor exemplo disso. Agora, a marca alemã tem como objetivo retomar a liderança mundial nesse contexto com veículos elétricos entregues ao público com preços mais em conta.
A empresa germânica apresentou recentemente o ID.Every1, um compacto 100% elétrico, com tração dianteira e que é montado na plataforma MEB. Apesar de ainda estar sendo exibido como um carro-conceito, o VW ID.Every1 já tem data marcada de lançamento e preço definido: o veículo entrará em linha de produção em 2027 e, de acordo com a assessoria de imprensa do fabricante, terá preço (máximo) sugerido de 20.000 Euros, pouco mais de R$ 122.000.
O modelo é fundamentalmente importante nessa ofensiva da VW em atingir um novo público: tanto os jovens motoristas que desejam ter o seu primeiro carro, quanto pessoas mais velhas que queiram migrar dos tradicionais veículos a combustão para o uso de novas tecnologias, como as oferecidas em carros híbridos ou, como no caso do ID.Every1, modelos com trens de força 100% elétricos.
Thomas Schäfer (atual CEO da Volkswagen), enfatizou: “O ID.Every1 representa a última peça do quebra-cabeça em nosso caminho para a mais ampla seleção de modelos no segmento de volume. Ofereceremos então a cada cliente o carro certo com o sistema de direção certo, incluindo mobilidade de nível básico totalmente elétrica e acessível. Nossa meta é ser o fabricante de alto volume líder mundial em tecnologia até 2030”.
A versão de produção do ID.Every1 terá um comprimento de 3.880 mm, motor 100% elétrico acoplado ao eixo dianteiro com 95 hp (70 kW), velocidade máxima de 130 km/h, espaço para quatro pessoas e um volume de compartimento de bagagem de 305 litros. Durante a primeira apresentação do novo veículo, a Volkswagen disse que o alcance será de pelo menos 250 quilômetros com uma carga completa da bateria. (Imagens: divulgação Volkswagen / Instagram: @acelerandoporai.com.br)