O novo Volvo XC60 (linha 2014) já chegou às revendas no Brasil. O modelo foi reestilizado e traz algumas mudanças tanto no design como na tecnologia. Esse SUV é o líder de vendas da marca sueca aqui no país e, desde o seu lançamento em 2008, já teve mais de 450 mil unidades vendidas no mundo. As alterações no design agregaram mais modernidade ao XC60 e ele chega, inicialmente, nas versões Dynamic e Top com motores 2.0 turbo de 240 cv e 3.0 (também com turbocompressor) com 304 hp de potência.
Desenho >> Os traços do novo XC60 2014 ganharam um toque mais urbano e refinado. A grade dianteira, por exemplo, está maior e com linhas mais horizontais, reforçando a largura do utilitário esportivo. Em conjunto com o seu capô redesenhado, esse detalhe aproxima um pouco mais o carro do solo. Todas as partes plásticas aparentes foram eliminadas, unificando o design e gerando um visual mais limpo e urbano. Os lavadores de vidros (antes visíveis) foram camuflados na parte inferior do capô. A grade frontal recebeu pintura em preto brilhante com um friso cromado ao redor, enquanto o “Ironmark” (logotipo da Volvo Cars) está maior, reforçando a personalidade do carro. Na traseira, o destaque fica para as saídas de escapamento integradas ao para-choque.
Interior >> Por dentro, o XC60 recebeu novo padrão de acabamento, bancos mais envolventes e, nos assentos traseiros, de série, há espaços integrados para crianças de até 12 anos. Além dessas novidades, a experiência de conduzir o XC60 ficou ainda mais completa com novos dispositivos, muitos deles inéditos na categoria. Conheça-os.
Sensus Connected Touch >> Esse dispositivo multimídia será vendido como acessório, possibilitando o acesso à internet e, evidentemente, às suas milhares de possibilidades de entretenimento, como estações de rádio online, filmes, redes sociais, etc… O esquema funciona a partir de conexão 3G ou 4G de um modem ou de um telefone celular.
Painel digital personalizável >> De série (em todas as versões), o equipamento que estreou no Volvo V40 usa uma tela de TFT (Thin Film Transistor) para trazer ao condutor as tradicionais informações do painel de instrumentos de uma forma completamente inovadora e personalizada. Com o sistema, é possível escolher entre três modos de visualização, Elegance, Eco e Performance.
Paddle Shift >> O XC60 2014 traz, pela primeira vez num Volvo, as “borboletas” para troca de marchas atrás do volante, disponíveis na versão Top. O dispositivo permite a mudança de marchas da transmissão automática sem a necessidade de tirar as mãos do volante.
Faróis adaptativos de xênon >> Os faróis de gás xenônio ajustam-se automaticamente à condição da estrada. Quando um carro passa no sentido contrário, eles cortam a luminosidade no ponto onde o veículo se encontra, mantendo a iluminação no restante da estrada. O mesmo ocorre quando há um veículo à frente para evitar o ofuscamento no retrovisor. Além disso, o XC60 traz as luzes para iluminação em curvas. Em baixas velocidades, o sistema ilumina o lado da curva em que o carro vai, aumentando a visibilidade para a máxima segurança.
City Safety >> Com esse sistema, o carro freia automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado. O modo pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos em uma velocidade de até 50 km/h.
Preços e versões >> A versão de entrada “Dynamic” traz motor de 4 cilindros em linha com turbo e injeção direta, 2.0 de 240 cv. O câmbio automatizado de dupla embreagem tem seis velocidades, com opção de troca manual. Com ar-condicionado digital de duas zonas, sistema de áudio com oito alto falantes e conexões para iPod, bancos elétricos em couro, sensores crepuscular e de chuva, faróis de xênon adaptativos, seis airbags e controles de tração, estabilidade e anticapotamento tem preço sugerido inicial de R$ 154.950. Já a versão Top AWD vem da fábrica com motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, com injeção direta e 304 cv. A transmissão Geartronic é automática de seis velocidades e com opção de trocas sequenciais. Entre os principais equipamentos desta versão estão o teto solar panorâmico, o sistema de abertura e fechamento automático da tampa traseira, sistema de som multimídia com leitor de DVD e GPS integrado e o volante com “borboletas” para trocas de marcha sequenciais. O preço sugerido (inicial) da ´top´ é de R$ 214.950.
No contexto geral, esse é um dos melhores SUVs que já tive a chance de testar. Principalmente o que tem motor de 6 cilindros, impressiona pelo fôlego, estabilidade e até economia. Os materiais internos são honestos e ele passa longe do jeito “boi deitado de ser” de alguns concorrentes próximos. Sem medo de errar, um ótimo carro.