O compacto Skoda 1000 MBX De Luxe completou 50 anos. O elegante sedã de duas portas teve a sua estreia no Salão Internacional de Genebra em 1966. Espaçoso e projetado para comportar cinco pessoas, o modelo com motor e tração traseiros começou a ser produzido em série em outubro do mesmo ano. Tornou-se célebre em sua época por representar o auge da eficiência dentre os automóveis com motores de 1 litro (1.000 cm³).
História e design >> Destacado como o primeiro veículo tcheco produzido em larga escala, o Skoda 1000 MBX tornou-se um marco importante na história da Skoda e da indústria automobilística daquele país. A partir daquele momento, várias tecnologias de fabricação em massa foram se desenvolvendo na Tchecoslováquia, como por exemplo, as fundições de bloco e construção de caixas de câmbio.
Com uma grande área envidraçada e curiosas colunas “C” montadas com inclinação contrária, a história do MBX começou quando dois protótipos Skoda 990 Tudor estavam sendo construídos. O modelo então evoluiu com mudanças nas laterais e adoção de um enorme para-brisas panorâmico traseiro. Não apenas os passageiros da frente poderiam abrir as janelas, mas também os ocupantes da traseira tinham mais acesso à ventilação ao dobrar os pequeninos vidros emoldurados e triangulares, que funcionavam como um legítimo “quebra-vento”.
Primeira exibição >> O Skoda 1000 MBX De Luxe foi mostrado pela primeira vez ao público na abertura do Salão do Automóvel de Genebra, em 1966. O modelo encantou os visitantes com a originalidade das suas formas. A carroceria de duas portas dava a impressão de não apresentar uma coluna central, mas, na verdade, esse importante pilar estrutural existia e ficava ocultado no meio da carroceria do veículo sob a linha de janela. A sua porção superior (mais estreita) podia ser “enrolada” para baixo em conjunto com as janelas laterais traseiras. Um espetáculo de solução e design que proporcionava aos ocupantes a possibilidade de desfrutar das paisagens durante a viagem sem nenhum obstáculo diante dos olhos.
Inovações >> Esse veículo foi revolucionário em termos tecnológicos. A Skoda foi o primeiro fabricante europeu a incorporar o processo de fundição de alumínio na produção dos cilindros e do bloco do motor. A caixa de transmissão de quatro velocidades também foi produzida usando este método de construção. Esse processo (nos anos ´60) foi uma evolução de um projeto criado em 1922 pelo engenheiro tcheco Josef Polák, da Skoda, que afirmava que a principal vantagem de se construir motores em alumínio era o ganho de tempo.
Motorização >> O Skoda 1000 MBX era equipado com um motor à gasolina de quatro cilindros com um deslocamento de 988 cm³ e potência máxima de 52 hp aos 5000 rpm. Seu peso vazio (sem fluidos) era de 815 kg e ele tinha capacidade de carga de 375 kg. Sua velocidade máxima era de 127 km/h. A marca divulgava na época um consumo de “7,8 a 8 litros de gasolina a cada 100 quilômetros rodados”, ou seja, uma ótima média de 12,5 km/l. Seu motor funcionava com dois carburadores Jikov como equipamento padrão; mas o fabricante instalou, como teste, um único carburador em algumas dezenas de unidades, mas a ideia foi abandonada.
Fabricação e término >> Esse modelo começou a ser fabricado em outubro de 1966 até o início do ano de 1968. Pelas instalações da fábrica de Mladá Boleslav, foram feitas exatamente 1.403 unidades do Skoda 1000 MBX com motor 1.0. Um ano antes dele ser descontinuado, a gama foi estendida com a ampliação do volume do motor (agora para 1.1 litro), mas a potência foi mantida em 52 hp. Dentre as modificações feitas nessa motorização, estavam uma bomba de óleo mais poderosa e uma refrigeração mais eficiente. Hoje em dia, pelo baixo número de produção que ocorreu e, portanto, pela raridade do modelo, o Skoda 1000 MBX está entre os carros antigos mais valorizados pelos colecionadores. (Fotos: divulgação Skoda) //// Abaixo, texto traduzido para o inglês. Below, translated text in english)
Wonder of Czechoslovakia: Skoda 1000 MBX 50 years complete! >> The compact Skoda 1000 MBX De Luxe has completed 50 years. The stylish two-door sedan had its debut at the international exhibition in Geneva in 1966. Spacious and designed to accommodate five people, the model with engine and rear-wheel drive began to be produced in series in october of the same year. He became famous in his day for representing the pinnacle of efficiency among automobiles with engines of 1 liter (1.000 cm³).
History and design >> Noted as the first Czech vehicle produced on a large scale, the Škoda 1000 MBX became an important milestone in the history of Skoda and of the auto industry in that country. From that moment on, several mass manufacturing technologies were developed in Czechoslovakia, for example, the block castings and construction of gear boxes. With a large glazed area and curious “C” columns fitted with tilting stated, history of MBX began when two prototypes Skoda Tudor 990 were being built. The model evolved with changes on the sides and the adoption of a huge panoramic rear windshield. Not only the front passenger could open the windows, but the rear occupants also had more access to ventilation to bend the tiny glass framed and triangular, which functioned as a legitimate “windbreak”.
First view >> The Škoda 1000 MBX De Luxe was first shown to the public at the opening of the Geneva Motor Show in 1966. The model charmed visitors with the originality of its forms. The two-door body gave the impression of not presenting a center column, but, actually, this important structural column existed and was hidden in the middle of the bodywork of the vehicle under the window line. Its upper portion (narrower) could be “rolled” down in conjunction with the rear side Windows. A spectacle of solution and design that provided the occupants the opportunity to enjoy the scenery while traveling without any obstacle in front of the eyes.
Innovations >> This vehicle was revolutionary in technological terms. The Skoda was the first European manufacturer to incorporate aluminum casting process for the production of cylinders and engine block. The four-speed gearbox was also produced using this method of construction. This process (in years ´60) was an evolution of a design created in 1922 by the Czech engineer Josef Polák, Skoda, which stated that the main advantage to build engines in aluminum was the gain of time.
Motor drive >> The Skoda 1000 MBX was equipped with a four-cylinder gasoline engine with a displacement of 988 cm³ and maximum power of 52 hp at 5000 rpm. Its empty weight (without fluid) was of 815 kg and he had a weight capacity of 375 kg. Its maximum speed was 127 km/h. The mark was at the time of consumption “7.8 to 8 liters of gasoline every 100 kilometers run”, that is, an average of 12.5 km/l. Your motor worked with two carburetors Jikov as standard equipment; but the manufacturer installed, as a test, a single carburetor on a few dozen units, but the idea was abandoned.
Fabrication and finishing >> This model began to be manufactured in october 1966 until the beginning of the year of 1968. The factory of Mladá Boleslav, were made exactly 1.403 Skoda units 1000 MBX 1.0 engine. A year before it was discontinued, the range was extended with the expansion of the volume of the engine (now for 1.1 litre), but the power was held in 52 hp. Among the modifications made in this motor, were a more powerful oil pump and a more efficient cooling. Nowadays, low production number that occurred and, therefore, by the rarity of the model, the Skoda 1000 MBX is among the vintage cars more valued by collectors.