Certa vez um leitor me perguntou qual o veículo que eu considerava o mais bonito de todos, e por qual razão eu o escolhia. Respondi que poderia selecionar dezenas de belos carros de todas as épocas e estilos e ainda seria injusto por deixar tantos outros bonitos projetos de fora, como por exemplo, o Lancia Stratos HF, a brasileiríssima Santa Matilde, o Jaguar E-Type, o Alfa Romeo 8C Competizione e também os incríveis e simples Fusca e Dodginho Polara. Mas como a pergunta me pressionava a escolher apenas um, elegi o Porsche 911 como o dono do mais agradável desenho automotivo feito até hoje. Na sequência, em 2º lugar coloquei a Ferrari 288 GTO (um clássico nascido em 1984) e completei o pódio com o inigualável Lotus-Climax 25, um “charutinho” de Fórmula 1 imortalizado pelo piloto Jim Clark no início dos anos ´1960.
Admirar um belo carro não exige conhecimento de causa. Alguns veículos são tão atraentes que instigam a observação até de olhos alheios ao universo automotivo. Criado em 1963 por Ferdinand ´Butzi´ Porsche (neto de Ferdinand Porsche), o modelo 911 foi idealizado para suceder o Porsche 356. Seu sucesso foi tão estrondoso, que até os dias de hoje esse é um dos esportivos mais cobiçados e conhecidos de todos os tempos, com fãs no mundo todo. Mesmo caríssimo, gera filas de espera em diversos mercados. O segredo da longevidade do 911, sem a menor dúvida, antes de considerar a confiabilidade mecânica e a charmosa arquitetura interna, a mágica maior desse esportivo alemão está no irretocável desenho da carroceria. Sessenta anos depois, as linhas básicas de um Porsche 911 continuam as mesmas.
Existem objetos perfeitos: o 911 é um deles, assim como a caneta BIC, a garrafa da Coca-Cola e o clássico ´clipe´ para prender papel. São quatro bons exemplos daquela máxima futebolística que diz que “não se mexe em time que está ganhando…” Existem carros que ´cansam´ os olhos. Esses, geralmente saem de linha logo cedo. Voltando aos bons produtos, quase cometo uma injustiça. Desenhado por Giorgetto Giugiaro, o Fiat Uno é mais um exemplo de sucesso de design. Começou a ser fabricado na Itália em 1983, chegou ao Brasil em 1984 e por aqui durou até o final de 2021. O mais incrível: em linha por 37 anos, teve apenas duas gerações, tamanha era a aceitação do seu projeto. O Uno tornou-se, tal qual o VW Gol e a cerveja, outra preferência nacional no Brasil.
Pois bem… sugiro que comece a observar os carros com maior atenção de hoje em diante. Destaco alguns detalhes a verificar: 1) Como é a distribuição dos volumes da carroceria: harmônica, equilibrada ou não combinam entre si? Não esqueça: volume 1 (capô), volume 2 (teto) e volume 3 – para carros do tipo sedã – o compartimento do porta-malas. 2) Quais os elementos que compõem a arquitetura interna? (tipos de acabamento, cores dos tecidos, estilo do painel de instrumentos, desenho dos assentos, etc). 3) Qual o nível da ergonomia? Como o motorista e passageiros interagem com os comandos internos (botões, teclas, sistema multimídia…) e por fim, 4) Qual o conjunto propulsor do veículo? (motor, caixa de câmbio, suspensões…) Além disso tudo, existe a paixão pelo tema. Posso passar muito tempo conversando sobre automóveis com outras pessoas que também gostam do assunto; e acredito que o estilo, o design, os traços principais, serão os detalhes mais comentados.
Para finalizar, cito mais duas máquinas: o Golf e o BMW Série 3. O Golf, hatchback compacto da Volkswagen, é um sucesso desde a sua 1ª geração em 1974 até hoje. Um dos detalhes mais interessantes dele é a manutenção do desenho da ´coluna C´ (aquela de trás, grudada no porta-malas). Todas as oito gerações do Golf “conversam entre si”, trazem algo que mantém viva a ´essência da linhagem´ desse esportivo. O (também alemão) BMW Série 3 é mais um exemplo de bom gosto de estilo e força de design. Foi lançado em 1975 e até agora é sucesso absoluto por onde passa. Essa última (atual 7ª geração) está belíssima e imponente. Cresceu em largura, exibe para-lamas ´musculosos´, mantém os para-choques 100% alinhados com o conjunto geral, exibe uma grade frontal elegante e lanternas traseiras ´malvadas´, sem contar com o interior que faz qualquer fã viajar no tempo retornando às gerações anteriores, mas que oferece tecnologia e modernidade excepcionalmente atuais. O BMW Série 3 também é um ótimo exemplo de sucesso no estilo. E para você: qual o carro mais bonito de todos? (Fotos: divulgação Porsche; Ferrari; BMW e site www.motorsport.com / Instagram: @acelerandoporai.com.br)