Audi lança a sua nova linha 100% elétrica A6 e-tron em duas configurações: Sportback e Avant

Nas configurações Sportback e Avant, a Audi já lançou a nova linha ´A6 e-tron´, seus ousados esportivos 100% elétricos. A tabela começa em 75.630 Euros (aproximadamente R$ 455.740)

Há três anos (no ´Auto Shanghai 2021´), a Audi exibiu dois carros-conceito enfatizando aquilo que viria a ser a nova família ´A6 e-tron´, os seus ousados esportivos 100% elétricos que sairiam nas configurações Sportback e Avant. E a coisa aconteceu de maneira magistral, dada a beleza de ambos os projetos e o conteúdo tecnológico respeitável. No mercado europeu a marca alemã pertencente ao Grupo VW, já divulgou os preços no lançamento: 75.630 Euros (aproximadamente R$ 455.740) para o A6 e-tron performance e 99.540 Euros (cerca de R$ 599.829) para o S6 e-tron. Ambos poderão ser encomendados a partir de setembro, mas não há data definida para o desembarque no Brasil.

O novo A6 e-tron é o segundo modelo montado na plataforma PPE e, segundo o fabricante, os seus pontos fortes são o desempenho, alcance e a eficiência no recarregamento da bateria. Ele também é o primeiro modelo nessa plataforma que traz um conceito de piso plano.

Além de exibir um exterior extremamente esportivo e com proporções de volume muito acertadas, o A6 e-tron oferece muitos recursos inovadores, como espelhos externos virtuais de segunda geração, teto de vidro panorâmico que se torna opaco com o toque de um botão e pacote de iluminação bem especial. Os faróis principais e outros elementos funcionais, como os sensores do Advanced Driver Assistance System (ADAS) e as entradas de ar, são integrados à máscara escura, tornando-os quase invisíveis.

A inédita linha Audi A6 e-tron 2024/25 vem com rodas de 19 polegadas com cinco hastes, enquanto a configuração ´S´ recebe rodas de ´tripé de cinco raios´ de 20 polegadas em cinza grafite. Há opcional com rodas de 21” dispostas em nove designs diferentes.

O exterior difere-se entre as variantes Basic, S Line e S Model. Oito cores exteriores estão disponíveis para o lançamento, incluindo Magnetic gray solid, Glacier white metallic, Typhoon gray metallic, Mythos black metallic, Plasma blue metallic, Malpelo blue metallic, Daytona gray pearl effect e Siam beige metallic.

Com um coeficiente aerodinâmico extremamente baixo de apenas 0,21 (para o Sportback e 0,24 para a Avant), esse é o melhor Audi de todos os tempos nesse sentido. A frente é otimizada e tem ´cortinas´ de ar que influenciam positivamente o fluxo ao redor da frente e das rodas. A parte inferior da carroceria também desempenha um papel vital no conceito de aerodinâmica por meio de um alto grau de vedação e pequenas otimizações de vários componentes.

Com o novo A6 e-tron, a Audi está destacando seu papel de liderança em design e tecnologia de iluminação. Os faróis e luzes traseiras têm um desenho tridimensional e oferecem assinaturas digitais. O grupo óptico frontal é composto por luzes diurnas digitais com tecnologia LED, bem como luzes traseiras OLED digitais. Com 45 segmentos por painel OLED digital, o A6 e-tron aumenta a segurança nas estradas.

O interior do Audi A6 e-tron é muito voltado para as necessidades dos usuários. O modelo exibe uma arquitetura espacial adaptada aos ocupantes em termos de design e ergonomia. O display panorâmico MMI, com seu design curvo e tecnologia OLED, consiste no Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e no display touch MMI de 14,5 polegadas e, junto com o display do passageiro dianteiro MMI de 10,9 polegadas, forma um “palco digital” com design visualmente claro.

As áreas orientadas para o conforto são projetadas com superfícies generosas e materiais macios. Em contraste, as áreas de controle precisamente feitas em material preto de alta qualidade e alto brilho enfatizam a clareza da interação com o veículo. As saídas de ar finas e baixas parecem desaparecer no fundo. Os visores dos espelhos externos virtuais opcionais estão localizados dentro das portas, claramente visíveis no ângulo da coluna ´A´ e na soleira da porta.

Um teto panorâmico de vidro inovador opcional aprimora ainda mais a linha A6 e-tron. Em contraste com os tipos anteriores, o vidro inteligente desse teto minimiza a luz solar direta e se torna opaco com o toque de um botão. Isso funciona com a tecnologia PDLC (cristal líquido disperso em polímero), que pode alternar de transparente para opaco.

O sistema de infoentretenimento usa o Android Automotive OS como sistema operacional. O A6 e-tron atualiza seu conteúdo por meio de atualizações over-the-air. Portanto, os serviços mais recentes do Audi connect e o planejador de rotas e-tron aprimorado, que vem como padrão, estão sempre atualizados. Aplicativos como o YouTube estão disponíveis na Audi Application Store para aplicativos de terceiros, que é integrada diretamente ao MMI e não requer um smartphone para uso. A ´loja´ dá aos clientes acesso a uma ampla variedade de aplicativos. No lançamento do A6 e-tron, vários apps estarão disponíveis em categorias como: Música, Vídeo, Jogos, Navegação, Estacionamento e Carregamento, Produtividade, Clima e Serviços de Notícias.

O assistente Audi tem acesso a conteúdo online adicional, como clima e conhecimento geral. Por meio de uma conexão com o ChatGPT (fornecido pelo Microsoft Azure OpenAI Service), os clientes podem interagir com seu carro usando linguagem natural e ouvir as informações que gostariam de saber enquanto dirigem. Para quem curte um sistema sonoro de altíssima qualidade… a nova linha A6 e-tron vem com um amplificador altamente eficiente que aciona 20 alto-falantes com 830 watts de potência, tudo feito pela Bang & Olufsen Premium Sound System.

Motores elétricos potentes, compactos e altamente eficientes e uma bateria de íons de lítio recentemente desenvolvida para o PPE, composta por doze módulos e 180 células prismáticas com uma capacidade bruta total de 100 kWh (94,9 kWh líquidos) garantem um alcance de até 756 quilômetros (A6 Sportback e-tron) e até 720 quilômetros (A6 Avant e-tron), segundo os dados do fabricante. O desempenho médio entrega aceleração de 0-100 km/h em 5,4 segundos e velocidade máxima de 210 km/h. Na versão ´S6´, os números mudam para 3,9 segundos de 0-100 km/h e máxima de 240 km/h.

Graças à tecnologia de 800 volts e uma capacidade máxima de carga CC de 270 kW como padrão, paradas curtas de carga são possíveis com o Audi A6 e-tron. Isso significa que ele pode ser recarregado numa estação de carga apropriada (High Power Charging, HPC) para um alcance de até 310 quilômetros em apenas 10 minutos. Já o estado de carga (SoC) aumenta de 10 a 80 % em 21 minutos. A linha oferece, ainda, suspensão pneumática adaptativa opcional, sistema de tração integral e vários sistemas de assistência ao motorista, como o Park assist plus, câmera de ré, limitador de velocidade baseado em sinais de trânsito, reconhecimento de sinais de trânsito via câmera, controle de cruzeiro adaptativo, park assist plus com exibição de distância, alerta de saída de faixa e alerta de distração e sonolência. (Fotos: divulgação Audi / Instagram: @acelerandoporai.com.br)