Desde 2010

buru-rodas

Com vendas baixas, picape Mercedes-Benz Classe X vai sair de linha

Com menos de 3 anos de existência no mercado, a luxuosa picape ´Classe X´, da Mercedes-Benz, deverá ser retirada de linha já agora no segundo semestre de 2020. O motivo? Péssimas vendas. Apesar dos bons atributos tecnológicos, design interessante e nível de conforto dos melhores, essa picape fabricada pela Nissan na Espanha, jamais conseguiu decolar no mercado. Para se ter uma ideia, o modelo alemão teve pouco mais de 15 mil unidades comercializadas em todo o mundo no ano passado, tornando-se então um produto inviável para a gigante Daimler, proprietária da marca Mercedes-Benz.

A Mercedes ainda não confirma oficialmente essa decisão, mas os altos custos de produção da Classe X, realmente deverão gerar a sua ´morte´ precoce agora em 2020. Mas esse não é apenas o detalhe principal do caso; pois a questão é a seguinte: em primeiro lugar, você sabe que atualmente a Daimler tem uma parceria comercial com a japonesa Nissan para a construção desse veículo, daí, desde o início da apresentação da picape Classe X, que muitos fãs da marca da estrela de três pontas, torceram o nariz com o fato dela ser feita a partir de uma junção de duas outras picapes, a Nissan Navara e a Renault Alaskan. Portanto, o consumidor endinheirado que compra um Mercedes-Benz, provavelmente decepcionou-se por não ter em mãos um legítimo modelo alemão dessa renomada marca.

A Classe X é ótima, mas sob esse ponto de vista, trata-se de um utilitário “híbrido” no sentido de compartilhar diversas peças e até ´trem de força´ dessas outras marcas citadas. No final das contas, o comprador deve questionar-se: porque pagar muito mais por uma Mercedes Classe X, se ela, na verdade, tem o mesmo padrão da Navara e da Alaskan? (Fotos: divulgação Mercedes-Benz / Instagram: @acelerandoporai)