buru-rodas

Picape Renault Alaskan na sua versão definitiva

31_r a (1)

Ela já foi mostrada na Colômbia no ano passado e também será comercializada aqui no Brasil, provavelmente, a partir de 2018. Na Europa, a picape Renault Alaskan começa a ser vendida agora em setembro de 2017. O modelo – que você já viu aqui no site em outras ocasiões – apresenta-se nesse instante na sua configuração definitiva.

31_r a (2)

O utilitário com capacidade para transportar 1 tonelada com mais quatro (ou cinco) ocupantes, divide diversas partes do projeto com a Nissan Frontier e a Mercedes-Benz Classe X, ambas já rodando no mercado há alguns meses.

31_r a (3)

Estilo >> O design segue uma tendência comum às picapes no momento. A frente, evidentemente, acompanha o estilo da Renault em todos os seus carros no mundo, com a grade abusando dos cromados e linhas bem dinâmicas no capô.

31_r a (4)

O aspecto da construção é robusto e a carroceria ´veste´ um chassi com armação em escada. A Renault enfatiza a suspensão traseira com cinco ligações que, segundo a marca, proporciona um rolar mais confortável que a média.

31_r a (5)

Grupo óptico >> Um dos destaques no desenho dessa picape é a nova assinatura de iluminação oriunda de um grupo óptico todo composto de LEDs. Os chamados faróis ´Pure Vision´ reforçam a identidade visual dessa marca francesa.

31_r a (6)

Linhas “atléticas” >> A picape Alaskan tem dimensões assemelhadas às das ´irmãs´ de projeto (acima citadas). Os proeminentes arcos de roda comportam rodas de liga leve com acabamento diamantado de 16 ou 18 polegadas.

31_r a (7)

A lateral é destacada com mais alguns acabamentos cromados nas maçanetas, capas de retrovisores e logotipos agregados aos auxiliares de pisca-alerta nos para-lamas dianteiros.

31_r a (8)

Interior >> Por dentro esse utilitário ganhou alguns detalhes mais requintados, justamente para poder atender à exigente demanda do público europeu. Os assentos dianteiros ´de gravidade zero´ (inspirados numa tecnologia da NASA) asseguram uma melhor distribuição da pressão corporal na superfície do banco para reduzir a fadiga em viagens longas.

31_r a (9)

Os assentos dianteiros são aquecidos, e o lado do motorista se beneficia do ajuste elétrico de oito vias. Dependendo da versão, o revestimento interno é todo forrado em couro e o sistema de ar-condicionado é de zona dupla.

31_r a (10)

Motorização >> A Renault equipou a sua picape média com um motor DCi diesel 2.3 de quatro cilindros. Popular na linha Master, esse propulsor pode vir com turbo único (160 hp) ou duplo turbo com entrega de 190 cv de força máxima. A unidade vem acoplada a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades ou transmissão automática de sete marchas.

31_r a (11)

Segundo a Renault, esse motor é o mais econômico do segmento, capaz de consumir apenas 6,3 litros de óleo diesel para percorrer 100 quilômetros, ou seja, conseguindo uma excepcional média de 15,8 km/litro em percurso de estrada.

31_r a (12)

Finalização >> O modelo oferece três modos de condução diferentes: tração apenas nas duas rodas traseiras (2WD); tração integral nas quatro rodas (4H) e tração reduzida (4LO) para uso severo fora de estrada. Muito completa, a picape traz sistema de freios ABS, controle de estabilidade (ESP), distribuição eletrônica de frenagem (EBD), assistente de travagem de emergência (EBA), controle de tração (TCS) e ainda travagem de emergência ativa (AEB).

31_r a (13)

Na Europa a picape Renault Alaskan tem garantia de dois anos sem limite de quilometragem. (Fotos: divulgação)

31_r a (14)