Não é novidade que os propulsores de aviões comerciais a jato possuem mecânica de extrema complexidade. Chamados de ´turborreatores´, ´motores´ ou simplesmente de ´turbinas´ (como são mais conhecidos no Brasil), eles são enormes e cada unidade chega a medir entre 5 e 7 metros de comprimento por 3 a 3,5 m de diâmetro. A massa de apenas uma turbina pode ter pouco mais de 7.000 kg!
A magnífica turbina “Trent XWB” da Rolls-Royce, que equipa, por exemplo, o avião A320 da Airbus, custa, em média, 30 milhões de Euros. O detalhe é que, uma vez montada e pronta para funcionar, ela se funde num agregado de milhares de peças, aonde alguns compartimentos internos tornam-se quase inacessíveis, portanto, invisíveis ao olho humano, indispensável para inspeções e revisões.
Os tais labirintos mecânicos anteriormente só podiam ser encontrados após uma desmontagem parcial da turbina, numa operação demorada e de alto custo, já que esse fato está ligado diretamente à obrigatoriedade de deixar a aeronave estacionada no pátio, outra condição dispendiosa para qualquer companhia aérea.
Para solucionar isto, dando agilidade e precisão nas suas inspeções para revisões mecânicas, a inglesa Rolls-Royce desenvolveu agora os menores “mecânicos” do mundo. Microrrobôs – com apenas 10 mm de largura – com formatos curvos e inspirados em insetos, passarão a desenvolver essa minuciosa tarefa de verificação de funcionamento das turbinas Rolls-Royce, evitando desmontagens desnecessárias. A invenção foi criada em parceria com as universidades de Harvard e de Nottingham. O sistema (ainda em finalização de desenvolvimento) funcionará de maneira similar a um endoscópio. Um tubo fino, longo e flexível, permitirá a colocação dos minúsculos mecânicos dentro das esquinas mais remotas das turbinas.
Além das observações que serão transferidas aos mecânicos humanos por intermédio de imagens de vídeos, os microrrobôs também serão capazes de realizar algumas reparações nas turbinas, tudo com precisão cirúrgica, garante a marca britânica, famosa pelo seu perfeccionismo. A Rolls-Royce diz que será possível operar os pequenos mecânicos via satélite, em qualquer aeroporto do mundo, com os comandos realizados a partir da Inglaterra. Realmente incrível… (Fotos: divulgação Rolls-Royce)