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Titano: nova picape da Fiat tem missão dura para encarar concorrentes já consolidados

Modelo começa com tabela em R$ 219.990 e as três configurações vêm com motor 2.2 turbodiesel e tração 4X4, sendo a de entrada com câmbio manual e as demais, automáticas

No segmento de picapes compactas, a Fiat tem larga experiência e um histórico de muito sucesso, já que, há mais de 20 anos lidera com folga esse nicho com a sua picape Strada e também com a Toro, esta última um pouquinho maior, mas não considerada como um utilitário de porte médio. A Titano, sim, é uma integrante do chamado ´D-picapes´, uma fatia de mercado que engloba marcas e modelos bastante famosos e com um ´currículo´ consagrado, caso da Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S-10, Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok, ou seja, um time fortíssimo, com espaço conquistado dentro de um ambiente aonde o tradicionalismo na escolha faz diferença.

Desafio >> A difícil missão da picape Fiat Titano será justamente essa: conseguir atrair uma clientela já consolidada e que, geralmente, permanece muito tempo dentro de uma mesma marca. O modelo – com aptidão e preparo tecnológico – para o uso off-road, em nada deve aos oponentes em termos de dirigibilidade, conforto e itens de segurança. A Titano é originária de um projeto global da Stellantis, que lançou em outros locais fora do Brasil esse mesmo veículo com o nome ´Landtrek´ e assinatura da Peugeot na tampa traseira. Enfim…, o carro é interessante e equiparado, inclusive em preço, aos concorrentes. A Fiat só vai ter que caprichar no marketing e na propaganda para dar visibilidade ao produto.

Motorização >> Ofertada em três versões: Titano Endurance (R$ 219.990, câmbio manual 6 marchas); Titano Volcano (R$ 239.990 /AT6) e Titano Ranch (R$ 259.990 /AT6), o modelo sempre traz o mesmo motor, que é um 2.2 turbodiesel com 4 cilindros, injeção direta, 180 cv de força máxima e 40,8 kgf.m de torque total. Esse propulsor é relativamente silencioso e vibra pouco, dois trunfos para o utilitário. Em consumo urbano consegui uma média de 10,2 km/litro, o que é uma marca satisfatória para um carro com 2.097 kg de massa. Segundo os dados técnicos divulgados pelo fabricante, a Titano consegue acelerar de 0-100 km/h em 12,4 segundos, cravando velocidade máxima de 175 km/h limitada eletronicamente. O volume da caçamba é de 1.314 litros, a capacidade de carga é de 1.020 kg e a de reboque é de 3.500 kg.

Por dentro >> Bem espaçosa para quatro pessoas, mas homologada para cinco ocupantes, a Fiat Titano tem uma boa arquitetura interna, com 27 litros de capacidade volumétrica, espalhados por diversos porta-trecos nas forrações das porta e console central. Destaque positivo para o ótimo encosto de braço e para os ganchinhos (com capacidade para 4kg cada) atrás dos encostos dos assentos dianteiros. O modelo oferece três entradas USB (duas no painel principal e uma na parte traseira) e saídas de ar-condicionado também para os passageiros de trás. Na versão mais cara (Ranch) o sistema de partida é por botão e chave presencial e o ar-condicionado tem controle digital e divisão em duas zonas.

Estilo >> Seguindo o padrão estético de uma época e sem grandes pontos de identificação com a composição de design da Fiat atualmente, a picape Titano é agradável aos olhos, já que apresenta uma distribuição muito equilibrada de volumes da carroceria, sem linhas exageradas e com um estudo de ergonomia bem feito para o acesso e saída dos ocupantes ao habitáculo. De perfil, a Titano lembra muito a Toyota Hilux.

Comportamento >> Durante o test-drive na versão Volcano (configuração intermediária da linha), utilizei a picape ´como uma picape´ e não como um veículo esportivo, afinal de contas, pela sua própria composição construtiva, por ser montada num chassi de aço, por oferecer suspensão traseira de molde tradicional (com feixes de mola), ter estrutura firme para suportar peso e, ainda, oferecer centro de gravidade muito alto, ela não tem vocação para velocidades elevadas. É agradável para andar, mas (como todas as picapes) o conforto só aumenta se houver um pouco de peso na caçamba. Ao contrário, ela tem uma tendência a “estilingar” em resposta contrária ao péssimo nível de asfalto brasileiro.

Panorama geral >> A Fiat Titano vem equipada com 6 airbags, bancos em couro, tela multimídia de 10 polegadas (merecia uma tela maior em altura e um sistema operacional do som mais amigável), painel misto (analógico e digital), controle de tração e estabilidade, alerta de saída de faixa, Hill Assist, câmera 360° off-road (na versão + cara), Hill Descent Control (para um melhor controle em descidas fora de estrada), ajuste de altura de faróis, 5,3 m de comprimento e 3,1 m de distância entre-eixos. A primeira marcha com relação muito curta (versão com câmbio automático) incomoda em baixas velocidades. O baixo nível de ruído é ponto favorável, assim como a boa vedação das calhas de portas também merece destaque positivo.

Garantia e cores >> Disponível nas cores metálicas Vermelho Tramonto, Preto Carbon e Prata Billet, além da sólida Branco Ambiente, a Fiat Titano tem 5 anos de garantia de fábrica. A Stellantis oferece para ela cerca de 40 acessórios da Mopar. São equipamentos extras de decoração, segurança e ampliação de funcionalidade, como os estribos laterais, por exemplo. Tem tudo para conquistar o seu espaço nesse nicho já consolidado. O tempo e as escolhas do mercado dirão se a equação franco-italiana funcionou ou não…

Mais informações >> Abaixo, todo o conteúdo das três versões, além da ficha técnica completa. Acesse o nosso site www.acelerandoporai.com.br e siga a nossa página no Instagran: @acelerandoporai.com.br

Versões >> As três configurações da Fiat Titano (Endurance, Volcano e Ranch) possuem cabine dupla e contam com o motor 2.2 turbodiesel e tração 4×4, além de uma ampla lista de itens de série.

Endurance >> A versão conta com câmbio manual de seis marchas. Ela já traz assistente de partida em rampa (Hill Start Assist), assistente de descida (Hill Descent Control) e controle de tração (TC). Inclui, ainda, assoalho em vinil que não apenas facilita a limpeza, mas também se destaca como uma escolha ideal para veículos de trabalho. Sua versatilidade é evidenciada pelos bancos traseiros modulares e rebatíveis, que também possui compartimentos de armazenamento abaixo dos bancos, proporcionando soluções práticas para organização. Traz também a facilidade de porta-luvas refrigerado e apoios de braço dianteiro e traseiro. Complementando o visual, as rodas de aço pretas de 17” conferem um toque robusto e mais adequado ao conjunto.

Volcano >> Além de todos os itens da Endurance, a Volcano conta com uma dose extra de tecnologia, segurança e conforto. Isso porque ela é equipada com protetor de caçamba, capota marítima, câmera 180° off-road perfeita para estacionar e auxiliar na direção graças às câmeras no retrovisor direito e na traseira, central multimídia de 10 polegadas, cluster com tela digital colorida de 4,2”, sensor traseiro e faróis de neblina. Na Volcano o câmbio automático substitui o manual. No visual, também traz ainda mais requinte com bancos de couro, rodas de liga leve de 17” diamantada, assoalho em carpete, volante multifuncional com acabamento black piano e em couro, maçanetas exteriores e retrovisores na cor da carroceria e para-choque traseiro cromado.

Ranch >> A versão topo de linha da Titano traz recursos para aqueles que gostam de uma aventura fora da estrada. Pensando neste público, a Ranch vem equipada com câmera 360° off-road e rodas de liga-leve aro 18”. Além disso, também sai de fábrica com monitoramento de pneus, sensor dianteiro, aviso de saída de faixa, keyless entry n´go, sensor de chuva, faróis, lanternas e DRL em LED, ar-condicionado automático digital dual zone, estribos laterais, capota marítima e ´Santo Antônio´ cromado com barras de proteção dos vidros.

Ficha técnica – TITANO VOLCANO 2.2 AT DIESEL

MOTOR

Posição: Dianteiro, longitudinal

Número de cilindros: 4 em linha

Diâmetro x curso: 85,0 x 96,0 mm

Cilindrada total: 2.179 cm3

Admissão: Turbo com geometria variável

Taxa de compressão: 16:1

Potência: 180 cv a 3.750 rpm

Torque: 40,8 kgf.m a 2.000 rpm

No de válvulas por cilindro: 4

Comando de válvulas: Duplo, no cabeçote

Injeção: Direta

COMBUSTÍVEL: óleo diesel

TRANSMISSÃO Câmbio: automático, com seis marchas

Relações de marcha: 1a: 4,065 / 2a: 2,371 / 3a: 1,551 / 4a: 1,157 / 5a: 0,853 / 6a: 0,674 / Ré: 3,200

Diferencial: 4,200

TRAÇÃO: 4X4 com reduzida de 1:2,72

SISTEMA DE FREIOS

Dianteiro: A disco ventilado (diâmetro de 332 x 32 mm) com pinça flutuante e dois cilindros de comando

Traseiro: A tambor (diâmetro de 11”) com sapatas autocentrantes e regulagem automática de jogo pelo acionamento do freio de estacionamento

SUSPENSÃO DIANTEIRA

Tipo: Independente, com quatro braços oscilantes com barra estabilizadora

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: molas helicoidais de flexibilidade constante

SUSPENSÃO TRASEIRA

Tipo: Dependente, Eixo rígido

Amortecedores: telescópicos de duplo efeito

Elemento elástico: Feixe de molas de 4 lâminas e dupla flexibilidade

DIREÇÃO

Assistência: Hidráulica

Diâmetro mínimo de curva: 14,0 m (considerar a medida meio fio a meio fio/kerb to

kerb)

RODAS

Medidas: 17” x 7,5” – liga-leve

Pneus: 265/65 R17

PESO DO VEÍCULO em ordem de marcha: 2.097 kg

Capacidade de carga: 1.020 kg

Dimensões externas/capacidades

Comprimento: 5.330 mm

Largura da carroceria: 1.963 mm (s/espelhos) e 2.221 mm (c/espelhos)

Altura do veículo: 1.858 mm / 1.897 mm (com barras longitudinais)

Distância entre eixos: 3.180 mm

Altura mínima do solo: 235 mm

Ângulo de entrada: 29°

Ângulo de saída: 27°

Tanque de combustível: 80 litros

Comprimento máximo da caçamba: 1.630 mm

Largura máxima da caçamba: 1.600 mm

Altura máxima da caçamba: 516 mm

Volume útil da caçamba (até o limite da carroceria): 1.220 litros (NET)

Performance: 0 a 100 km/h: 12,4 s e velocidade máxima de 175 km/h

Consumo PBEV Urbano: 8,6 km/l / Estrada: 9,3 km/l  (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)