É o mais barato dos Volkswagen no Brasil? Ou é o mais barato com câmbio automatizado? O Up! com duas portas, recém lançado, responde às duas questões. Ele amplia o leque do produto mais moderno e seguro de seu segmento e, tanto a redução de preço (em R$ 2 mil) e a combinação do esperto motor tricilíndrico com a transmissão automatizada, busca aumentar vendas e diminuir o susto na queda de comercialização de sua fabricante, notada com a retirada de produção do antigo Gol G4, que era o seu mais barato. Embora sem explicitar o que a Volkswagen pretende com o Up!, parece ser retomar um slogan antigo, o “Bom senso sobre rodas”. O Up! é o mais atualizado, inovador, econômico e performático de sua classe, mas tantas boas características encontram dificuldades de escolha por ser produto inteiramente novo. A automatização do câmbio SQ 100, sem tensor ou cabos, e seu gerenciador, são evolução no campo. Agora a posição “D” analisa o uso e seleciona os melhores pontos para trocas de marchas buscando economia na utilização. Se o motorista quiser controle pleno, que use a posição “M”.
E a Bahia, meu rei, terá seu autódromo >> São Francisco do Conde, a 67 quilômetros de Salvador, deu o primeiro passo para sediar um autódromo na Bahia. Prefeita Rilza Valentim dedicou um milhão de metros quadrados para abrigar a praça esportiva iniciando com kartódromo de implantação imediata, pista de velocidade em terra para carros e motos, e pista de arrancada. Negócio bem engrenado, o governo do estado já destinou R$ 3 milhões para a construção do circuito para as corridas de kart, base das carreiras das múltiplas atividades que envolvem o automobilismo: líder da equipe, mecânicos, pilotos… Com tal ferramenta esportiva o município quer gerar empregos na área, incentivar o desenvolvimento de competidores, atrair provas nacionais e internacionais somando-as às atrações culturais e turísticas da cidade. Na costura paciente, feita por Selma Morais, jornalista, presidente da Federação Baiana de Automobilismo, além da verba estadual, o município participa com o imóvel e o trabalho de terraplanagem. A executiva iniciou contatar investidores interessados em participar da construção do autódromo. Ford e JAC, instalada e em instalação no Estado, e Fiat em final de obras em Pernambuco, poderiam usar parte de seu imposto sobre lucro participando na construção da pista de corridas e nas variáveis para testes, e utilizar como pistas de avaliação para novos produtos. Acredite, o Brasil, recordista ocidental em fábricas de veículos, dispõe apenas de duas áreas de testes e avaliações: Ford em Tatuí e GM em Indaiatuba(SP).
RODA-A-RODA
ADIAMENTO – A Fiat cancelou apresentação e início das vendas da versão Abarth de seu modelo 500 com 160 cv de potência, pimenta sobre rodas. Antes programada para junho, concomitante com o Brazil’s Classic Fiat Show, maior encontro nacional de veículos antigos, em Araxá(MG). Transferiu lançamento ao Salão do Automóvel, São Paulo, em outubro. Vendas a seguir.
NOVO – Há 10 anos seria impossível imaginar a Porsche, dos esportivos performáticos, dedicar-se aos utilitários esportivos. Mas ocorreu com o volumoso Cayenne, contabilmente o veículo mais rentável do mundo.
MAIS – Agora, no caminho, o Macan, tamanho assemelhado ao Audi Q5, de quem toma a plataforma. Dois motores V6: 3.0 litros, turbo, injeção direta, 340 cv e 3,6 litros, também com soprador e 400 cv. Preços em R$ 399 mil e R$ 499 mil. Cem cavalos adicionam R$ 100 mil à etiqueta!
MERCADO – A marca não opera diretamente no Brasil, mas através da Stuttgart Sportcar, intentando vender 500 unidades nos sete meses deste ano.
OUTRO – Tais volume e prazo, de veículo com preço médio de R$ 450 mil ou é entusiasmo, ou é dado que o Ministério da Fazenda poderia utilizar exibindo a expansão da capacidade de consumo. Minguou a classe C. É a vez da classe A.
TENTATIVA – Sergio Marchionne, Nº1 da Fiat Chrysler Automobiles, apresentará parte do projeto para as marcas nos próximos dias. Nela, inclusão da marca Alfa Romeo e seus produtos. Diz a bem informada Automotive News que Alfa será marca separada.
ALIÁS – Alguns órgãos da imprensa nacional têm divulgado lançamento, durante o segundo semestre, do novo Citroën C4 hatch. Na esteira, o multiutilitário Berlingo II. Opinião da Coluna? Olvide, dê tempo ao tempo.
SIM? – Raciocínio empresarial: PSA, holding envolvendo Peugeot e Citroën, enfrenta a maior crise desde sua criação, há 130 anos. Teve que abrir as portas e receber acionistas externos, como o estado francês e a chinesa Dongfeng; tem novo Nº1; planos em papel, porém, não aplicados. Há diagnóstico feito, remédio sendo aviado, mas a paciente ainda não o tomou.
DAÍ – Ante declarações de Carlos Tavares, novo CEO, vendas na Europa reagirão 3%; crescerão 10% na China. Mas cairão 5% na Rússia e 7% na América Latina. Brasil e Argentina enfrentam a seu modo problemas econômicos por má gestão governamental, sem sinal de rápida retomada de vendas. Difícil imaginar investimentos em mercados sem expansão.
VIZINHO – A Argentina licenciou no mercado doméstico 955 mil veículos em 2013. Previsão para este exercício, 650 mil. Esperem-se versões. Modelos, não.
AL – Governo venezuelano em crise econômica e de sobrevivência mudou as regras para obtenção de dólares a exportadores. Agora, leilões. A expectativa é de redução de acesso à moeda e aumento de custo aos produtos. Ex-motorista de caminhão, o presidente Maduro tem certa dificuldade em dirigir a economia…
CLASSE B – Estudo da consultoria IPC Marketing indica mudança na pirâmide econômica: sai a Classe C, antes detentora da maior massa de moeda e volta a Classe B, respondendo por 50,84 do potencial de consumo, com aproximados R$ 1,55 Trilhão. Classe C reduziu a 48,52 e Classe A tem 19,5%.
JUSTIÇA – Juiz paulistano Victor Frederico Kümpel encerrou a picuinha de Luiz Rogério Weissmann contra a Abiauto, associação de jornalistas especializados em automóveis, buscando ser reintegrado à entidade e indenizado por perdas causadas em seus negócios pela falta de filiação…
MAIS – Abiauto o afastou por infringir o estatuto do grêmio. Decidiu o magistrado, entidade pode cortar de seus quadros quem desrespeita suas regras; mostrou-o incoerente em argumentos; condenou-o a honorários e custas.
ENFIM – Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo – e o próprio –, ao que parece, atenderam às expectativas dos capixabas e guiaram os gaúchos da Marcopolo – multibrasileira no fazer ônibus, dona da Volare à costeira São Mateus para quebrar o jejum de esperanças e lá fabricar pequenos ônibus.
COMO – Lá, terreno de 820 mil m² (e 21 mil m2 de galpões ), pleno gás de instalação, quer iniciar produzir 1.000 unidades dos pequenos Volare. O Estado já teve várias promessas de implantação de fábricas: Asia, Lada e outras de volatilidade igual… Volare é a primeira com concretude.
EXUMAÇÃO – Fábrica italiana de motocicletas, controlada pela Audi, Ducati exumou seu modelo 916 Senna, então lançado pós-falecimento de Ayrton Senna, com detalhes a ele atribuídos. Aplicou-os ao modelo 1199 Panigale e chamou-o S Senna.
FESTA – Coisa festiva em 161 unidades, número das provas disputadas pelo arrojado Senna na Fórmula 1. Anda sobre a tênue e perigosa linha entre a merecida reverência e a condenável oportunidade comercial integrando-se às lembranças dos 20 anos do passamento do tricampeão na Fórmula 1.
E… – A 1199 Panigale (insólito nome é da pequena cidade italiana sede da Ducati) tem partes em fibra de carbono, motor bicilíndrico desmodrômico: 4 válvulas acionadas na abertura e no fechamento para evitar flutuação e permitir rotações mais elevadas. Os 1198 cm³ geram 195 cv a 10.950 rpm.
COMO – Marketing da Ducatti é o de elevado preço. No caso, R$ 100 mil. A fim? http://www.brasil.ducati.com/motos/superbike/1199_panigale_s_senna/index.do
OUTRA – Honda fará 300 unidades Special Edition Repsol da CB 300R.Tenta lembrar visual da moto vencedora do Moto GP 2013. Mas igual, apenas o grafismo, sem semelhanças mecânicas: monocilindro, 291 cm³, 26,5 cv a 7.500 rpm. Preço: R$ 12.040 na versão básica, mais frete.
PESADOS – Fábricas de caminhões e chassis para ônibus festejam bons negócios. Scania vendeu 38 chassis ao sistema BRT em Belo Horizonte. Metro-Schacman, chinesa, 30 caminhões à MTF empresa de transporte e logística em Santos (SP). MAN, 91 caminhões VW Constellation e Delivery para M. Dias Branco, gigante cearense de massas e biscoitos.
MERCADO – MWM International fornecerá anualmente 580 motores a diesel Maxxforce/ano para tocar compressores Atlas Copco. Seis cilindros em linha, 6,5 e 7,2 litros, fazem de 215 a 330 cv de potência. Parceria antiga.
EXPANSÃO – BorgWarner, de autopeças para motor e transmissão assumiu a alemã Gustav Wahler fabricante de válvulas e termostatos. Manterá marca.
ESQUINA – Volta e meia, neste universo de pouco desenvolvimento como o é o dos automóveis, surge produto reverencial, forçando dobrar a esquina, provocando caminho a ser seguido, transformando-se em marco no setor.
LIGEIRO – Um deles, o Citroën Traction (no Brasil o modelo 11L, de légere, leve, mas aqui dito Ligeiro…) Uma referência, projeto revolucionário, desenho por escultor, tração dianteira, exigiu tantos meios incluindo nova fábrica, máquinas e processos, que tirou o genial André Citroën de seu comando.
FESTA – A criatura sobrevive e seus 80 anos são contados por exposições e mostras mundo a fora. Em Paris, no prédio institucional mantido pela Citroën na Av.Champs Elisées 42, faz exposição “My Citroën Aventure”.
GENTE – Javier Hernandes Gonzalez, 43, mexicano, engenheiro, mudança geral. Veio para a pequena Flores da Cunha(RS), ser diretor de operações na expansiva e familiar Keko Acessórios. Missão, ajustar processos e procedimentos para ampliar presença mercados nacional e internacional. OOOO
Fiat: do Cavaliere ao Pós Graduado >> A Fiat comemora a formatura da primeira turma de seus funcionários por parceria inédita formada entre a italiana SDA Bocconi School or Manegement e a Fundação Instituto de Administração, do Depto de Administração de Empresas da USP. É investimento da fabricante de veículos para qualificar seus colaboradores, todos com posição chave e, Cledorvino Belini, presidente latino americano da Fiat Chrysler, entende ser a educação o fundamento para o desenvolvimento sustentável e experiência crucial para o desenvolvimento da Fiat Chrysler. O curso tomou 440 horas/aula, palestras, estudos de caso, focou oferecer experiências, troca de conhecimentos, diálogo com os desafios diários do trabalho, capacidade de melhor avaliar cenários. No final, trabalhos avaliados pelos diretores da Fiat Chrysler. Tempos novos. A Fiat, desde a origem, tinha a percepção da necessidade de implementar a importância do conhecimento. E em décadas com palpáveis diferenças de nível e tratamento entre os diplomados e os não-diplomados, criou láurea interna. Após anos de acompanhamento da performance, dedicação, conferia o título de “Cavaliere” (cavaleiro) aos técnicos de brilho. Distinção para realçar conquistas distantes das láureas acadêmicas. Dos Cavaliere, talvez o de maior destaque tenha sido Alessandro Genero. Cumpriu organograma de funções, chegou à mesa diretora, implantou a fábrica Seat, a Fiat na Espanha, então a mais moderna no mundo e parte do projeto não continuado da sociedade Fiat-Simca no Brasil. Don Genero, sem diploma, era tratado ingeniere, pelos outros verdadeiros engenheiros. (Os artigos assinados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com as opiniões aqui expressas. / Fotos: divulgação)