Desde 1906 a Rolls-Royce consegue manter a tradição de sempre oferecer ´o melhor carro do mundo´ a quem tiver bom gosto e muito dinheiro para pagar. Essa marca britânica continua como a mais cobiçada no imaginário coletivo quando se trata de desejo por luxo, requinte e exclusividade sobre quatro rodas.
A filosofia principal desse exigente fabricante é oferecer o máximo de exclusividade em cada carro escolhido pelos seus notáveis clientes, tanto é que a Rolls-Royce sempre costuma repetir nos seus comunicados “que não existe um carro feito por eles que seja igual a outro da mesma marca”.

Tradicional, portanto, em dar uma assinatura única para cada veículo fabricado, a empresa também sempre se notabilizou no esforço extremo, às vezes inacreditável, em personalizar até os tipos de carrocerias que os compradores desejam ter. Em 2017, por exemplo, eles exibiram o excêntrico Rolls-Royce Sweptail, carro que foi encomendado e desenvolvido sob medida para um discreto cliente bilionário.

Após esse veículo, segundo a assessoria de imprensa da marca, a demanda por esse tipo de encomenda cresceu e, esse belíssimo Rolls-Royce Boat Tail (´cauda de barco` em tradução livre) é o exemplo disso. Requisitado por “um casal de fama global” (que a empresa faz questão de manter em anonimato), o espetacular Boat Tail foi claramente inspirado em iates de corrida dos anos ´1930.

A partir de um serviço denominado de “Coachbuilding”, que serve para orientar compradores de um Rolls-Royce realmente exclusivo, a marca demorou quase quatro anos para finalizar o projeto do magnífico Boat Tail de cor azul, a preferida do tal casal misterioso… Como é para ser, o modelo reflete os gostos pessoais, expressam as ambições e, também, a personalidade de quem está pagando pelo automóvel único.

Nesse caso, o requinte e a excentricidade assumiram graus máximos quando os clientes disseram ao fabricante a seguinte frase: “Mostre-nos algo que nunca vimos antes!” E assim a odisseia começou.

O modelo – totalmente feito de maneira artesanal – foi moldado em argila e depois ganhou corpo em folhas de alumínio. A exuberância da carroceria de 5,8 metros de comprimento atinge o máximo de elegância com o belo caimento traseiro que culmina num verdadeiro deck náutico de alto luxo, mas a explosão de bom gosto está num equipamento para piqueniques que fica escondido sob o assoalho de aço, alumínio e madeira.

Ao toque de um botão, um sistema escamoteável libera artefatos para acomodar bebidas e comidas, que são conservadas em refrigeração constante. Além disso, um elegante guarda-sol surge no meio do ambiente para completar a “mesa” de luxo, 100% exclusiva do Rolls-Royce Boat Tail. O requinte chega ao extremo de manter as garrafas de champagne em exatos 6 graus Celsius, exatamente na medida em que o cliente gosta…

A Rolls-Royce não costuma divulgar os valores pagos por esses projetos exclusivos, mas, estima-se que uma encomenda dessas não saia por menos de US$ 25 milhões, algo em torno de R$ 130 milhões!

Não se sabe ao certo o preço desse veículo que já nasce como uma relíquia, mas o modelo deve ter custado realmente muito dinheiro, afinal de contas, os mínimos (e preciosos) detalhes desse incrível conversível tiveram a participação de profissionais da relojoaria ´The house of Bovet 1822´, da Christofle Paris e da fabricante de móveis italianos Promemoria, com muita inspiração, também, nas obras do arquiteto espanhol Santiago Calatrava. Uma obra dessas, realmente, não poderia sair barata… (Divulgação: Rolls-Royce / Instagram: @acelerandoporai.com.br)