Clássico BMW Série 5 cresce em tamanho e ganha versão totalmente elétrica na sua 8ª geração

A BMW já apresentou o novo Série 5, seu sedã médio de maior sucesso, que chegará às lojas em outubro próximo. Na sua 8ª geração, o modelo com carroceria de três volumes está em evidência desde 1972, ano em que foi lançado. De lá para cá, a marca alemã já produziu e vendeu mais de 10 milhões de unidades do Série 5, considerado por muitos fãs como o veículo que melhor traduz a ´alma´ desse famoso fabricante germânico.

A China, um dos melhores mercados para esse carro, por exemplo, já consumiu mais de 2 milhões unidades. O capricho para agradar aos chineses é tanto, que existe uma fábrica da BMW por lá, e até versões especiais do Série 5 para atender aos gostos dos clientes locais.

Segundo o fabricante, a oitava geração está trazendo muitas inovações tecnológicas e a maior novidade da linha é a inédita versão 100% elétrica, que dividirá o portfólio com outras variantes com motores a combustão (gasolina e diesel) e também, híbridas, ou seja, a chegada do novo Série 5 comprova a postura atual da BMW em manter-se no caminho para uma mobilidade premium sustentável.

Não somente na questão da propulsão, mas a nova feitura desse sedã executivo está ligada à sustentabilidade ao longo de todo o ciclo de vida do produto. A marca teutônica faz questão de enfatizar que o novo Série 5 “é o primeiro modelo da BMW a apresentar um interior totalmente vegano de série. Isso inclui as superfícies dos assentos, painéis das portas, bem como o volante”, ou seja, o ´couro´ utilizado nos acabamentos não é de origem animal.

Para ampliar o conforto, principalmente, para os ocupantes dos assentos traseiros, o sedã está com dimensões maiores: seu comprimento total agora é de 5,06 m + 1,90 m (largura) + 1,51 m (altura) e a distância entre-eixos aumentou para 2,99 m.

A parte externa recebeu o pacotão básico de mudanças no design, que inclui novos faróis, grade redesenhada (que pode ser iluminada, opcionalmente), para-choque refeito, etc.. Na vista lateral, destaque para as ´saias´ pretas nas soleiras, maçanetas de portas embutidas e um algarismo ´5´ em relevo na base da coluna ´C´.

Por dentro, o cockpit do novo BMW Série 5 tem um número significativamente reduzido de botões e controles em comparação ao modelo anterior. Isso é obtido através da consistente digitalização de funções. O sistema de exibição totalmente digital consiste em uma tela de informações de 12,3 polegadas e uma tela de controle de 14,9 polegadas.

O volante também foi redesenhado com uma seção inferior achatada e feedback tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central. O conjunto de assistentes de segurança e comodidade é enorme e um dos itens mais interessantes é o ´Driving Assistant Professional´ com função Stop & Go. Nos mercados automotivos dos EUA, Canadá e Alemanha, ele inclui o Highway Assistant, que alivia o motorista das tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas. Em velocidades de até 130 km/h, é possível tirar as mãos do volante e posicioná-las confortavelmente, desde que se fique atento ao trânsito, é claro…

Na sua versão 100% elétrica denominada de ´i5´, o modelo será disponibilizado em duas opções: BMW i5 eDrive40 com tração traseira, 340 cv de força, torque máximo de 43,8 kgf.m, 0-100 km/h em 6,0 segundos, velocidade máxima de 193 km/h e autonomia de até 516 km.

Na configuração topo da gama, o BMW i5 M60 xDrive oferecerá dois motores elétricos, tração integral, torque de 83,6 kgf.m, aceleração de 0-100 km/h em 3,8 segundos, velocidade máxima limitada a 230 km/h e autonomia de até 582 km. Ambos virão com bateria de alta voltagem de 81,2 kWh.

No mercado europeu, o novo BMW Série 5 chegará aos concessionários a partir de outubro com tabela de preços que começa em 70.250 Euros, cerca de R$ 375.000. (Imagens: divulgação BMW / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de BMW e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)