Lançado no primeiro semestre de ´1964 – portanto, prestes a completar 60 anos de história –, o Ford Mustang já teve diversas séries especiais sempre focadas em estilos exclusivos e mais performance do que esse lendário carro norte-americano tradicionalmente costuma entregar nas suas versões originais.
O mais recente projeto inovador desse bólido surgiu em 2021 em Allen Park (Michigan/EUA), quando um grupo de engenheiros se reuniu com a decisão de projetar um Mustang de corridas imbatível e capaz de enfrentar os melhores carros esportivos europeus.
Exibido pela Ford esta semana, o Mustang GTD 2025 será um veículo de edição limitada, homologado para as ruas, mas com intensa vocação para as pistas, já que terá uma espetacular potência máxima de pouco mais de 800 hp! Com carroceria toda feita em fibra de carbono e imponente ´asa´ traseira, o modelo exala alta performance em todos os detalhes.
Baseado no Mustang GT3 de competição, o GTD é completamente diferente em termos técnicos, com pneus, rodas, suspensões, motorização e caixa de câmbio especialmente desenvolvidos para ele. O conjunto virá com freios de carbono-cerâmica da Brembo, transmissão de oito marchas com dupla embreagem, motor V8 de 5.2 litros supercharged e distribuição de massa dividida exatamente com 50% do peso em cada eixo.
O Mustang GTD nasceu do conceito do Mustang GT3 de competição, que retornará a Le Mans no próximo ano. Ele vai ocupar o topo da família Mustang, agora formada por modelos de rua e outros exclusivos para as pistas, como o Mustang GT4, o Mustang GT3 e o Mustang Dark Horse R. Essa bela máquina foi projetada pela Ford em parceria com a Multimatic, que também desenvolveu os Mustangs GT3, GT4 e o Ford GT vencedor de Le Mans.
O bólido usa um propulsor V8 supercharged de 5,2 litros, desenvolvido especialmente com entradas duplas de ar e o primeiro sistema de cárter seco num Mustang de rua, para manter o motor lubrificado em curvas contínuas e exigentes. A linha vermelha de rotação chega ao limite acima dos 7.500 rpm, gerando notas sonoras excepcionais, reforçadas pelo sistema de exaustão com válvula ativa de titânio opcional.
A aderência e estabilidade nas curvas do Mustang GTD vêm dos pneus dianteiros com 32,5 cm de largura (a mesma dos pneus traseiros do Ford GT) e traseiros com 34,5 cm. Eles são montados em rodas de alumínio ou magnésio forjado de 20 polegadas.
O modelo traz uma tecnologia nova na Ford, de controle de tração variável no modo ´pista´. Ela permite ampliar os limites do carro, modulando a potência do motor e a atuação do controle de tração. Os ajustes podem ser feitos sem tirar as mãos do volante, permitindo ao motorista combinar os recursos com a sua habilidade de direção.
A cabine traz materiais de acabamento premium, incluindo camurça Miko combinada com couro e fibra de carbono e monitores digitais que mantêm o motorista envolvido e no total comando. Os bancos Recaro, otimizados para os dias de diversão na pista, são complementados por “paddle shifters”, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22. O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga.
O inédito Mustang GTD será oferecido com várias combinações de cores internas e diversos pacotes externos opcionais. Ele poderá ser encomendado em qualquer cor, incluindo amostras fornecidas pelo cliente. Isso permitirá criar modelos exclusivos, com carrocerias em tonalidades únicas.
O fabricante informa que o esportivo estará disponível para venda no final de 2024, com produção limitada e preço estimado a partir de US$ 300.000, cerca de R$ 1,5 milhão na cotação de hoje, dia 19/8/23. (Fotos: divulgação Ford Motor Company / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Ford Motor Company e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)