Em nova ofensiva elétrica, BYD Brasil amplia a linha Dolphin com as versões Plus e Diamond

A marca chinesa BYD – que em breve construirá uma fábrica de automóveis híbridos e elétricos na Bahia – aumentou o portfólio do Dolphin com as novas versões Diamond e Plus. A primeira traz como novidade apenas a nova cor preta para o hatch 100% elétrico, ampliando a sua paleta de cores. A motorização continua a mesma, com 95 cv de força, assim como o pacote tecnológico e o padrão de acabamento são idênticos ao do carro recém-lançado em junho desse ano. A configuração mais sóbria, pintada de preto, ganhou a nomenclatura ´Diamond´ na tampa do porta-malas.

Para quem curte uma diversão mais aguerrida ao volante, a opção ´Plus´ deverá agradar mais, já que oferece outra motorização com mais do que o dobro da potência: são 204 cv de força! Segundo os dados divulgados, o novo modelo consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos, atingindo velocidade máxima de 160 km/h. Além de uma melhor performance, o modelo também tem autonomia maior. De acordo com o fabricante, com uma bateria de 60,48 kWh, ele alcança 427 quilômetros no ciclo WLTP com uma carga completa.

Ofertado com preço sugerido de R$ 179.800 (R$ 30.000 a mais que a versão de entrada), o BYD Dolphin Plus é mais completo, oferecendo teto panorâmico (com cortina elétrica), duas cores na parte externa da carroceria e rodas de 17 polegadas. Ele traz excepcional lista de itens de série e diversos opcionais, como multimídia de 12,8”, câmeras 360° com visão panorâmica, Apple Carplay, Android Auto e comandos de voz, piloto automático adaptativo, sistema de detecção de ponto cego, assistente de faixas, leitor de placas de velocidade, alerta de tráfego cruzado dianteiro, e traseiro com auxílio de frenagem e sensor de pressão nos pneus.

Os bancos dianteiros possuem regulagem elétrica e aquecimento e são mais de 20 espaços de armazenamento, práticos e flexíveis para viagens diárias, além de carregamento por indução para smartphones no console. O BYD Dolphin Plus também possui a função sistema VtoL (Vehicle to Load). Com o uso de um adaptador, a bateria do carro pode se transformar numa fonte de energia e alimentar equipamentos externos como uma cafeteira, um notebook, e outros aparelhos.

O modelo topo da gama possui 4 opções com cores duplas: Azul Surfing com Cinza Dolphin, Preto Delan com Cinza Atlantis, Rosa Afterglow com Cinza Dolphin e Branco Ski com Cinza Dolphin.

Lançado em junho de 2023, o BYD Dolphin tem apresentado uma impressionante performance de vendas, com mais de 5.000 unidades comercializadas em apenas três meses e com uma rede de concessionários ainda em formação. As (também chinesas) GWM, Chery e JAC também possuem hatches elétricos concorrentes do Dolphin (Ora 03, iCar, e-JS1, respectivamente), mas com baixíssimas participações de mercado, assim como a francesa Renault também oferece o compacto Kwid em sua versão 100% elétrica.

Para se ter ideia do posicionamento forte do Dolphin, por exemplo, frente ao Kwid elétrico (o mais conhecido oponente), em agosto passado a BYD vendeu 371 unidades do Dolphin e a Renault – marca muito mais tradicional e consolidada no mercado brasileiro – somente emplacou 2 unidades do seu hatch elétrico, mesmo depois de ter abaixado o preço após a chegada do modelo chinês em destaque nessa matéria.

A garantia BYD para o Dolphin Plus é de oito anos ou 200 mil km rodados para os motores elétricos e controller. A bateria Blade conta, ainda, com garantia de oito anos sem limite de quilometragem. (Fotos: divulgação Agência FBA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)