A linha WRX da japonesa Subaru sempre fez extremo sucesso no mundo todo, dada a visibilidade que esse esportivo ganhou a partir das suas vitórias em pistas de rali. Creio que nenhum outro modelo desse fabricante conseguiu propagandear com tanta clareza a eficiência da tração integral (4X4) dessa marca, além da robustez dos seus produtos.
Em 2006, dentro da chamada ´geração VB WRX´, a Subaru introduziu a versão TR, uma opção de entrada mais ´pelada´ e, portanto, interessante para quem gosta de customizar o modelo. Atualmente, para a surpresa dos fãs, a versão superesportiva STi foi descontinuada, mas, particularmente, acredito que isso só ocorra de maneira temporária, pois o STi sempre foi muito bem posicionado no mercado, com boas vendas e extremamente forte perante à concorrência, principalmente, contra o Mitsubishi Lancer Evolution.
Recentemente, nos Estados Unidos, a Subaru apresentou o novo WRX TR. Apesar da aparência externa menos chamativa e com linhas mais suaves, o TR é tão bem acabado internamente quanto o STi e, na tentativa de preencher essa lacuna, ele foi reformulado para oferecer uma pegada esportiva um pouco mais interessante que a primeira geração lançada em 2006. Suas molas estão mais firmes, assim como os amortecedores estão mais esportivos, os freios foram redimensionados e o sistema de direção está mais direto, oferecendo respostas um pouco mais rápidas às ações do volante.
Ofertado apenas com caixa de câmbio manual de seis marchas e sempre com tração integral (nas quatro rodas), o Subaru WRX TR vem equipado com o famoso motor 2.4 turbo de 4 cilindros opostos (Boxer) alimentado apenas por gasolina. Nessa configuração, ele entrega 271 cv de força máxima e 35,6 kgf.m de torque. Um bom conjunto, mas com potência bem abaixo dos 310 cv do lendário WRX STi.
O modelo é o mais leve da linha, pois não vem com teto solar e também não conta com outros detalhes de acabamento das tradicionais versões mais caras. Suas rodas de liga leve têm aro de 19 polegadas e são calçadas com pneus Bridgestone Potenza S007.
No geral… uma excelente equação que envolve estilo marcante, acabamento honesto e (muita) força! E pela primeira vez, um Subaru com câmbio manual vai ofertar o sistema de assistência ao motorista “EyeSight” que engloba importantes itens de auxílio, como a frenagem automática de emergência pré-colisão, piloto automático adaptativo e aviso de saída de faixa. A máquina conta, também, com quadro central de informações com 11,6 polegadas e bancos Recaro tipo ´concha´. A Subaru mantém, portanto, a receita clássica desse famoso portfólio: alta performance, desenho bastante exclusivo e estrutura mecânica extremamente resistente. (Fotos: divulgação Subaru / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Subaru e do seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)