Sedã com estilo clássico e famoso pela sua confiabilidade e conforto, o Toyota Camry conquistou o seu espaço, na verdade, quando conseguiu fazer sucesso nos mercados norte-americano e canadense, lá atrás, em 1983, já no lançamento da sua primeira geração.
O modelo de origem japonesa sempre foi ´camaleônico´ com um estilo de design muito variável. Teve até uma versão conversível, que poucos conhecem, mas, no geral, a partir da sua 4ª geração (1997-2001), ele tomou o formato básico que se mantém até hoje, com quatro portas, carroceria sedã e foco no conforto e durabilidade obtida pela baixa necessidade de manutenção.
No portfólio interno, ele se posiciona acima do Toyota Corolla e, no geral, sempre teve como maior oponente o Honda Accord. Na sua nova geração, o Toyota Camry teve, outra vez, o visual melhorado e o desempenho aprimorado. A principal novidade é a adoção de um moderno ´trem de força´ híbrido, favorecendo, evidentemente, uma melhor eficiência de combustível na condução diária.
A enorme grade frontal não esconde a influência no estilo da Lexus (marca de alto luxo e subsidiária da Toyota). Agora ele abandona o antigo motor de 4 cilindros e 2.5 litros, assim como descarta o propulsor V6/3.5, adorado pelo silêncio e ausência de vibrações.
Entra em cena a nova unidade 2.5 de 4 cilindros associada ao conjunto híbrido ´Toyota Hybrid System de quinta geração (THS 5)´, que trabalha com dois motores elétricos auxiliando o motor a combustão. Todas as configurações (LE; XLE; SE e XSE) tem o mesmo motor a gasolina.
No caso da tração dianteira, são 225 cv de entrega máxima de força. Já a configuração com tração integral sob demanda, são 232 cv e mais um motor elétrico no eixo traseiro. O novo Toyota Camry será lançado no ano que vem já como modelo 2025. (Imagens: divulgação Toyota / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Toyota e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)