Para carimbar os 75 anos de fabricação dos carros esportivos mais cobiçados do mundo, a Ferrari lançou em 2022 o Purosangue, primeiro SUV e primeiro carro com carroceria de quatro portas com quatro (verdadeiros) lugares para acomodar quatro adultos, já que chegou a ofertar em diversos modelos anteriores aqueles minúsculos assentos traseiros que mal acomodam uma criança ou uma valise.
Pelo ineditismo do projeto – por se tratar do 1º utilitário esportivo dessa lendária marca italiana – a procura pelo Purosangue continua alta em todos os mercados do mundo, especialmente na China, Estados Unidos, Arábia Saudita e os recantos mais ricos da Europa, como Suíça e Alemanha.
Somente agora no final de 2023 que a nova máquina chegou por aqui. As duas primeiras unidades importadas já foram comercializadas pela considerável fortuna de R$ 7,4 milhões (tabela ´de entrada´) a R$ 7,6 milhões, já que opcionais como o tipo de teto (vidro ou fibra de carbono), cor da pintura da carroceria e acabamento interno podem ampliar o valor.
A Ferrari foi a última dentre as marcas verdadeiramente ´premium´ a ofertar essa configuração ´familiar´, ou seja, um carro adequado para transportar quatro pessoas com suas respectivas bagagens, com total conforto. Antes do Purosangue, até marcas de altíssimo luxo como Bentley e Rolls-Royce aderiram a esse tipo de proposta e se deram muito bem com os seus respectivos Bentayga e Cullinan, ambos caríssimos e bem vendidos.
Vale lembrar da aceitação estrondosa (até hoje) do Cayenne, primeiro SUV da Porsche que catapultou essa marca alemã a um patamar de sucesso inimaginável antes da existência dele.
O modelo Purosangue congrega todas as características marcantes da Ferrari em seus bólidos. A prioridade, evidentemente, foi promover uma dinâmica de condução tão espetacular quanto a encontrada em todos os bipostos da marca. O motor central/dianteiro associado a uma caixa de câmbio automática de 8 marchas alojada na traseira, oferecem uma distribuição de massa quase perfeita entre os eixos. A máquina oferece suspensão ativa com amortecedores controlados por eficazes motores elétricos e o seu incrível pacote aerodinâmico é ligado a todas as partes do carro, como um adendo real de performance.
O bólido vem equipado com um fabuloso motor V12/6.5 naturalmente aspirado e alimentado somente por gasolina. A entrega de potência máxima é de 725 cv e o torque total é de 73,01 kgf.m aos 6.250 rpm. Com tração integral, o modelo consegue sair da imobilidade aos 100 km/h em apenas 3,3 segundos, cravando velocidade máxima de 310 km/h.
A parte interna oferece assentos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de massagem e espaço traseiro com mais dois confortáveis assentos e console central com apoio de braço e porta-copo. O pacote tecnológico é amplo, ofertando multimídia para o condutor, controle de tração, estabilidade e vetorização de torque e um exército de semicondutores e microprocessadores para monitorar e tentar controlar as emoções de quem vai acelerar e segurar o volante.
Os assentos e forrações de portas podem vir em couro ou no famoso tecido italiano da marca Alcântara. Depende do gosto do cliente, já que a Ferrari oferece ampla possibilidade de personalização externa e interna.
No mais, a sinfonia exalada pelas saídas quádruplas de escapamento por esse V12 aspirado são a assinatura de um dos belos projetos das ousadas sementes plantadas por Enzo Ferrari… (Fotos: divulgação Ferrari / Instagram: @acelerandoporai.com.br)