Uma das ´lendas´ norte-americanas sobre quatro rodas, o Chevrolet Corvette faz sucesso desde 1953, ano do seu lançamento, quando foram fabricadas apenas 300 unidades. Naquela época o modelo vinha com um manso motor de 6 cilindros com apenas 150 cv de força e câmbio automático de 2 marchas. Isso mesmo: duas velocidades. Hoje – 71 anos depois – a versão de topo ´ZR1´ oferece um propulsor 7 vezes mais forte e um estilo esportivo arrebatador!
O Corvette ZR1 continua na sua 8ª geração e, como novidade maior, está o propulsor com fôlego absurdo que entrega impressionantes 1.064 hp de potência máxima aos 7.000 rpm e torque (não menos incrível) de 114,48 kgf.m, número que supera diversos motores gigantes de caminhões a óleo diesel. Portanto, a alta performance continua sendo o ponto central dos projetos e evoluções do Corvette que, nesse momento, é o veículo produzido em série com motor V8 a gasolina mais potente já fabricado pela Chevrolet em toda a sua história.
O modelo – que sairá nas configurações cupê ou conversível – somente entrará em produção em 2025 na fábrica da General Motors em Kentucky (EUA). Os dados preliminares divulgados pelo fabricante indicam que a máquina terá velocidade final cravada em 346 km/h e que ele conseguirá percorrer o famoso ´quarto de milha´ (402 metros) saindo da imobilidade em menos de 10 segundos!
Para quem curte detalhes técnicos, o motor ´LT7´ do novo Corvette ZR1 tem o mesmo bloco do LT6 (que equipa o Corvette Z06), mas diversas peças internas são diferentes, doando muito mais força à unidade. O V8 5.5 biturbo tem cabeçotes com portas exclusivas, câmara de combustão maior, sincronização do trem de válvulas e perfil de elevação otimizados para indução forçada com temperatura de exaustão mais alta, sistema de admissão completamente novo, turbocompressores com rolamentos de esferas ´mono-scroll´ de 76 mm, dentre outros detalhes técnicos diferenciados em relação ao Z06.
A máquina tem muitas partes em fibra de carbono, evidentemente, para tornar o carro mais leve. Para auxiliar na ação aerodinâmica, o novo ZR1 (ano/modelo 2025) está repleto de adendos na frente, laterais e traseira. O capô exibe um ´lábio´ Gurney construído em fibra de carbono trançada e vários dutos direcionam o ar para o sistema de admissão do carro e também para a refrigeração dos freios.
Caso equipado com o pacote de desempenho ´ZTK´, o Corvette ZR1 ganha inacreditáveis 544 kg de downforce, graças à uma enorme ´asa´ traseira. Os amortecedores Magnetic Ride são eletrônicos e os pneus são Michelin Pilot Sport Cup 2 R com rodas aro 20” na dianteira e 21” no eixo traseiro.
Logicamente, o sistema de freios de cerâmica/carbono foi todo refeito, ampliando a capacidade do ZR1. Segundo a Chevrolet, em apenas 24,5 segundos o Corvette ZR1 vai de 128 a 321 km/h e volta para 128 km/h, ou seja, está quase 22% mais rápido que o Corvette ZR1 da geração passada.
Um detalhe estético chama atenção: o retorno da ´vigia´ traseira dividida em duas partes. Isso é uma homenagem ao Corvette Stingray de 1963. Essa janela bipartida dá um charme extra muito especial ao modelo norte-americano. E por dentro o ´cockpit´ do Corvette ZR1 exibe todas as características que o fizeram famoso, dentre eles, bancos que abraçam os ocupantes, padrão de costura com pespontos amarelos e console elevado. O volante do novo ZR1 não somente é achatado na base, como na parte superior, também.
O novo esportivo da GM traz três cores inéditas para a linha 2025: Amarelo Competition, Púrpura Hysteria e Laranja Sebring. Os acabamentos (internos e externos) poderão ser personalizados ao gosto do cliente. A Chevrolet apenas divulgou que o início da produção será no ano que vem. Os preços e demais detalhes técnicos somente serão exibidos durante a ocasião do lançamento oficial do esportivo. (Fotos: divulgação Chevrolet / Instagram: @acelerandoporai.com.br)