A marca Dodge sempre foi sinônimo de muita esportividade, especialmente nos modelos com a chancela ´Charger´. Agora sob a batuta da Stellantis, a marca norte-americana dá continuidade a um dos seus carros mais emblemáticos, que segue em linha com opções de motores a combustão, mas que aparece na vitrine em nova possibilidade com trem de força 100% elétrico.
O Dodge Charger Daytona, sim, pode ser considerado o primeiro ´muscle car´ legítimo com propulsão limpa e livre de emissões. Sairá na versão Charger Daytona Scat Pack 2024 (670 cv / 0-100 km/h em 3,3 s) e Charger Daytona R/T 2024 (496 cv de força).
Um dos trunfos dessa versão elétrica é oferecer um ronco e vibração artificiais (oriundos de um avançado sistema de som), que são as características de um Charger V8 tradicional. Mas… os tempos mudam e as coisas evoluem. A seguir, em pequenas fatias, todas as características técnicas desse incrível modelo yankee!
Potência máxima: 670 cv
Aceleração 0-100 km/h: 3,3 segundos
Tração: integral nas 4 rodas, com possibilidade de desativação temporária do eixo dianteiro.
Versões de carroceria: cupê de duas portas e sedã com 4 portas.
Plataforma: STLA Large (Stellantis)
Conjunto de baterias: 100,5 kW/h
Autonomia: 418 km com uma carga completa.
Itens de série:
– Seis níveis de desempenho do trem de força, incluindo adição temporária de 40 ou 80 cv;
– Sistema de frenagem regenerativa avançado que converte a energia cinética do veículo em eletricidade durante a desaceleração;
– Freios italianos Brembo com pinças fixas vermelhas de seis pistões dianteiros/quatro pistões traseiros;
– Rodas de 20 polegadas com pneus Goodyear Eagle F1 Supercar 3 305/35ZR20XL dianteiros e 325/35ZR20 traseiros;
– Suspensão dianteira multi-link e traseira totalmente independente;
– Opções de cores externas: After Dark, Bludicrous, Destroyer Grey, Diamond Black, Peel Out, Redeye, Triple Nickel e White Knuckle.
– Painel de instrumentos e console abrigam telas de cluster de formato amplo e independentes de 10,25 polegadas ou 16 polegadas (opcional) + display central de 12,3 polegadas;
– Som: sistema Alpine premium de 18 alto-falantes e 914 watts com subwoofer;
– Aviso de colisão frontal e frenagem automática de emergência;
– Assistência de condução ativa (com alerta de saída de faixa);
– Controle de cruzeiro adaptativo com Stop and Go
– Detecção de ponto cego com alerta de tráfego cruzado
– Reconhecimento de Sinais de Trânsito
– Detecção de fadiga
– Câmera de visão surround de 360 graus
(Fotos: divulgação Dodge / Instagram: @acelerandoporai.com.br)