buru-rodas

BAUMA 2025: conheça o incrível salão de ´pesados´ com seus veículos de baixas emissões

A cada três anos em Munique (Alemanha), acontece o ´BAUMA´, uma espécie de salão gigante do automóvel com foco em veículos pesados, principalmente, do setor de construção civil e mineração, além de máquinas de construção agregadas ou não aos automóveis. Essa mesma ´feira´ se repete em datas diferentes e em outros lugares do mundo, dada a sua importância para os segmentos automotivo e da construção.

Ocorrida no início de abril desse ano, a 34ª edição alemã, teve vários temas ligados à ecologia, gerando proveitosas discussões em relação à neutralidade climática. O evento também ofertou novos produtos desenvolvidos com soluções alternativas de materiais e uso de combustíveis menos nocivos ao meio ambiente.

Diversos projetos com maquinários elétricos (que eliminam gases de escapamento, ruídos e vibrações) estiveram em destaque nos estandes de 3.600 expositores de quase 60 países, espalhados por uma área de cerca de 615.000 m².

A chamada “transformação digital” estava presente em toda a exposição com muitos sistemas autônomos gerando comunicações independentes de máquinas com outras máquinas. Lá estava exposto um incrível cabedal de “inteligência” artificial atuando na otimização de fluxos de trabalho na construção civil, tudo em busca de rapidez na obra, diminuição da poluição sonora, menos emissões de gases e, logicamente, redução de custos e impactos à natureza.

Carregadeiras, tratores, guindastes e caminhões elétricos e autônomos (além de muitas máquinas de todos os tipos), já são uma realidade à disposição do mercado. A BAUMA 2025 exibiu diversas expressões de transformações tecnológicas que já estão atuando na indústria da construção de um jeito mais econômico e ´limpo´.

Milhares de marcas exibiram seus produtos, dentre elas, centenas de fabricantes de veículos e implementos. A Mercedes-Benz Trucks deu destaque ao modelo “eArocs 400” (100% elétrico) para o uso em obras urbanas. A sueca Scania mostrou os seus caminhões pesados com combustíveis alternativos como o biometano e veículos impressionantes como o 770 Heavy Haulage 8×4/4 e o XT Battery Electric Tipper 6×4.

A outra empresa de origem sueca (Volvo Trucks) manteve o foco em motores elétricos a bateria, células de combustível de hidrogênio e biogás. Seus destaques foram o guindaste FH Electric 6×2 e o caminhão basculante tridirecional FMX Electric 6X4. Já a MAN Truck & Bus exibiu veículos elétricos, mas também expôs modelos convencionais. Seu novo chassi basculante (desenvolvido também para guindaste) MAN eTGS 6×2-4 oferece uma impressionante capacidade de variantes de configuração. E a as séries eTGS e eTGX (próprias para a construção civil) vêm com baterias com vida útil prevista para até 1,6 milhão de quilômetros rodados ou 15 anos, aquilo que acontecer primeiro, entregando um suporte de segurança para o empreendedor do setor de construção, que, geralmente, demora a renovar sua frota.

Observando esse contexto, percebe-se que o setor de veículos pesados está migrando em alta velocidade para soluções alternativas que minimizem custos e impactos ambientais. A BAUMA 2025 é o reflexo perfeito do gigantesco investimento em combustíveis mais limpos e da preocupação com a diminuição da poluição em todas as áreas, hoje tão em voga nas pautas dos principais fabricantes de veículos. O setor de pesados parece estar um passo à frente dos demais. (Fotos: divulgação BAUMA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)