Você já deve ter escutado aquela piada clássica sobre homens compensando “algo” dirigindo carros esportivos. Bem, parece que a ciência agora tem algumas respostas para essa suposição. Um estudo recente, conduzido pela University College London (UCL), investigou o que acontece quando os homens acreditam que têm um pênis menor do que a média – e os resultados são tão interessantes quanto você imagina.
Pesquisadores da UCL recrutaram 200 homens para participar de um experimento inusitado. Primeiro, eles apresentaram alguns ´fatos´; para os participantes, como o tamanho médio do pênis masculino. Mas aqui está o truque: esses fatos foram totalmente inventados para mexer com a autoestima dos voluntários. Alguns homens foram informados de que o tamanho médio do pênis era de 18 cm, o que, é claro, fez muitos se sentirem um pouco “abaixo da média”. Outros foram informados de que a média era de 10 cm, o que fez com que esses caras se sentissem, digamos, muito bem consigo mesmos.
Depois dessa pequena manipulação, os participantes foram convidados a avaliar alguns produtos de luxo – incluindo carros esportivos brilhantes e velozes. E adivinha só? Aqueles que acreditavam que tinham um pênis menor deram notas bem mais altas para os carros esportivos. Parece que, quando a autoestima caiu, o desejo por um belo carro subiu! A idade influenciou esse efeito. Para os homens com menos de 30 anos, o tamanho do pênis não fez tanta diferença na avaliação dos carros. No entanto para os homens acima de 30 a coisa mudou de figura: quanto mais inseguros eles se sentiam sobre o tamanho, mais valorizavam os carros esportivos.
Embora a ligação entre pênis e carros esportivos tenha sido a estrela deste estudo, os pesquisadores também analisaram outros produtos de luxo para ver se o mesmo padrão se repetia. Curiosamente, não encontraram um efeito tão forte em outros itens. Parece que, na mente masculina, há algo de especial na combinação de motores potentes e… bom, você sabe. (Os artigos, matérias, ensaios ou qualquer outro tipo de expressão intelectual assinados por colaboradores desse veículo midiático, assim como a veiculação de imagens ou vídeos ligadas ao conteúdo do seu texto, enviado(s) pelo colaborador para ilustrar o seu trabalho, são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com todas as opiniões aqui expressas. O conteúdo completo (texto, imagem e vídeo) desta coluna tem autoria e responsabilidade legal de Adriana Bernardino / Crédito da imagem: Pixabay).