Colocaram ‘olho gordo’ no seu carro?

Saiba o que fazer para se proteger

O escritor Umberto Eco afirmava que “ser supersticioso dá azar”, e o pesquisador Richard Wiseman, da Universidade de Hertfordshire, expandiu essa ideia ao observar que o problema está mesmo é na crença em si sobre sorte e azar. Em um estudo com crianças que confiavam em amuletos, Wiseman observou que o “azar” em determinadas situações não vinha da falta do talismã, mas do estresse causado pela percepção de que estavam sem ele. Mesmo que nos consideremos pouco supersticiosos, é difícil negar que algumas crenças têm o poder de nos deixar com a pulga atrás da orelha – inclusive quando o assunto é carro.

Entre rituais para atrair boas energias, evitar acidentes ou garantir viagens inesquecíveis, muitos motoristas ao redor do mundo aderem a tradições curiosas. E, por via das dúvidas, reunimos algumas práticas simples que podem trazer um toque de sorte ao volante.

Batizar o carro

 Comprou um carro zero? Parabéns! Mas e o olho gordo? Se você acreditar nele, uma dica de proteção é borrifar água benta (ou espumante, como é feito em alguns países) sobre o veículo. Para afastar o mau-olhado, muitas pessoas também penduram uma fita vermelha no retrovisor. Simples e discreto, o adorno é visto como um escudo contra a negatividade.

Evite comprar carro novo em dias “azarados”

Os supersticiosos evitam adquirir veículos em dias como a temida sexta-feira, 13. A tradição, que remonta à Última Ceia e à traição de Judas, recomenda escolher qualquer outro dia para fechar negócios importantes. Em 2025, felizmente, haverá apenas uma sexta-feira 13, em junho.

Um dólar na carteira

Para os taxistas e motoristas profissionais, a sorte no trabalho, muitas vezes, vem de um detalhe simples: carregar um dólar velho na carteira. Esse pequeno talismã seria capaz de atrair clientes e proteger contra infortúnios na estrada. E não precisa ser exatamente um dólar – qualquer moeda especial ou de valor simbólico pode funcionar.

Limpeza regular

Manter o carro limpo, especialmente por dentro, é visto por alguns como uma forma de evitar energia negativa. Acúmulo de sujeira ou bagunça no veículo pode, simbolicamente, “bloquear” boas vibrações.

Colocar sal grosso no carro

Imbatível quando o assunto é descarrego, o sal grosso é amplamente utilizado para afastar energias negativas. Espalhar uma pequena quantidade no interior do carro ou no porta-malas é uma prática popular entre os que buscam proteção contra acidentes e vibrações indesejadas.

Seu Próprio Amuleto

O que pode ajudar a “transmutar” as energias ruins é carregar no carro um objeto que tenha um significado especial para você, como um terço, um olho-grego, um cristal que afasta energias negativas ou até um presente dado com carinho por alguém querido. Coloque seu foco no amor e nos bons pensamentos – e tenha uma viagem tranquila! Você é supersticioso? Compartilha com a gente a sua receita de sorte!

 

(Os artigos, matérias, ensaios ou qualquer outro tipo de expressão intelectual assinados por colaboradores desse veículo midiático, assim como a veiculação de imagens ou vídeos ligadas ao conteúdo do seu texto, enviado(s) pelo colaborador para ilustrar o seu trabalho, são de inteira responsabilidade dos seus autores. A editoria geral desse veículo, necessariamente, não concorda com todas as opiniões aqui expressas. O conteúdo completo (texto, imagem e vídeo) desta coluna tem autoria e responsabilidade legal de Adriana Bernardino).