Verdade seja dita: se ficar preso no trânsito já é entediante para os adultos, imagine para as crianças com sua natural inquietude e necessidade de explorar o mundo. Nesse contexto, os tablets e smartphones são uma ‘mão na roda’ para distraí-las. Entretanto, o uso recorrente desses equipamentos pode gerar mais problemas que soluções.
Segundo pesquisas da Sociedade Canadense de Pediatria e da Academia Americana de Pediatria, a superexposição a esses aparelhos pode causar problemas no desenvolvimento cerebral e afetar o sono, gerar dificuldades emocionais, obesidade e até demência digital.
Histórias para ouvir >> Criar um pen-drive exclusivo com downloads de histórias infantis para ouvir durante os trajetos, pode ampliar de forma divertida e poética as possibilidades de experiência do momento presente. Para a educadora artística e atriz Vanessa Valente, “a criança que ouve uma boa história vinda de culturas e épocas tão variadas, internaliza ferramentas fundamentais para a construção de seu caráter e apreende a essência da experiência humana de forma atemporal”, diz. Vanessa e o violonista Marcel de Oliveira gravaram o álbum “As doze janelas”. São três histórias com 63 minutos de narrativas que prendem a atenção das crianças do início ao fim. “É uma alternativa para os pais que querem reduzir o tempo dos filhos nos eletrônicos, sem necessariamente abrir mão da tecnologia” complementou a educadora. O álbum custa R$ 34,40 e pode ser adquirido no site www.peticado.mercadoshops.com.br (Fotos: divulgação / Fonte: Agência Vale Este, assessoria de imprensa)