Em 1992, durante o Salão do Automóvel Britânico, a Aston Martin exibiu um cupê superesportivo que conseguia congregar toda a essência de performance e luxo dessa marca inglesa. O Aston Martin V8 Vantage V550, por vários motivos, foi a estrela daquele salão.
O primeiro deles foi a imponência da grande carroceria com pouco mais de 4,7 metros de ´nariz à cauda´; e o segundo foi o feroz aspecto frontal com grupo óptico com seis faróis dispostos em dois blocos de três, culminando numa ousada solução de design, mas que deu certo pela sua beleza estética destacada no conjunto.
No ano seguinte, 1993, o modelo foi oficialmente lançado e começou a ser entregue aos clientes debaixo de aplausos acalorados da imprensa especializada em automóveis, que ficou encantada com o alto padrão construtivo e o formidável desempenho do cupê de duas portas.
O modelo realmente entregava um pacote incrivelmente agradável aos fãs de uma dirigibilidade ousada. O trem de força era o seguinte: motor V8/5.3 biturbo com 550 cv de força máxima e torque respeitável de 76,04 kgf.m já aos 4.000 rpm. Alimentado com gasolina, esse robusto motor V8 tinha dois turbocompressores Eaton M90, cada um alimentado por seu próprio banco de cilindros. O resultado do ronco era de impressionante beleza.
Apesar de uma massa de quase duas toneladas (1.990 kg), o arisco V8 Vantage V550 era bem rápido, conseguindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos, cravando velocidade máxima de 300 km/h! Toda essa força era administrada e despejada até as rodas traseiras através de uma caixa de câmbio manual de seis marchas!
Imponente, este cupê de 2+2 lugares e duas portas, media exatamente 4.745 mm de comprimento, 1.944 mm de largura e tinha uma distância entre-eixos de 2.610 mm. Era grande para os padrões de veículos esportivos da época, mas a criação dos designers Ken Greely e John Heffernan, sempre foi elogiada e merecedora de prêmios.
Essa máquina inglesa saía de fábrica com os maiores discos de freio disponíveis naquele momento para qualquer carro de produção do mundo. Os discos ventilados mediam 362 mm na dianteira (com pinças de quatro pistões) e 310 mm na traseira. O sistema oferecia ABS de quatro canais da alemã Bosch e as rodas de liga leve de 18 polegadas eram calçadas com pneus 284/perfil 45.
No interior, o V550 celebrava o luxo britânico no automobilismo. Os carpetes Wilton, bancos revestimentos em couro Connolly e folheados de madeira Nogueira no painel, davam o tom do requinte à esta máquina de alta performance. Havia apenas um airbag para o motorista e os dois assentos dianteiros tinham controles elétricos de ajuste.
Na data do lançamento o Aston Martin V8 Vantage V550 custava 177.000 Libras Esterlinas, aproximadamente R$ 1 milhão. Na conversão para hoje, esse mesmo carro custaria 440.000 Libras Esterlinas, cerca de R$ 2,6 milhões.
Raríssimo, o modelo – que tinha muitas partes feitas à mão – teve apenas 239 unidades fabricadas, apesar de ter ficado em linha durante 6 anos, entre 1993 a 1999. Portanto, é uma peça altamente colecionável, pois tornou-se um verdadeiro clássico moderno. (Imagens: divulgação Aston Martin / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Aston Martin e seu time de comunicação / Instagram: @acelerandoporai.com.br)