BYD Shark: primeira picape híbrida da marca chinesa é lançada com 430 cv e autonomia de mais de 800 km

Ainda indisponível no mercado brasileiro, mas já apresentada oficialmente no México, a Shark (tubarão, em inglês) foi oficialmente lançada. Trata-se de uma picape de tamanho médio (5.457 mm de comprimento e com 3.260 mm de distância entre-eixos) e que traz como maior diferencial em relação à concorrência o seu conjunto de força híbrido plugável, ou seja, que necessita de recarga da bateria na rede elétrica.

No ambiente brasileiro, a BYD Shark terá como oponentes as já conhecidas Toyota Hilux, Chevrolet S-10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier, VW Amarok, dentre outras do mesmo porte. A empresa chinesa aposta no pacote inovador de tecnologia e ressalta as características de robustez do veículo, como por exemplo, a utilização de aços de alta resistência na construção e a plataforma DMO (Dual Mode Off Road), que oferece diversas funções de uso off-road.

O modelo vem com uma composição mista que alia um propulsor convencional a gasolina (4 cilindros, turbo, 1.500 cm³ e 180 cv) a dois motores elétricos. Segundo os dados técnicos informados pelo fabricante, o conjunto inteiro entrega pouco mais de 430 cv de força total. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em notáveis 5,7 segundos, um dado impressionante para um utilitário destinado a transportar cargas.

Dentro das normas do ciclo europeu ´NEDC´, com informações vindas da marca chinesa, a picape tem uma autonomia combinada de até 840 km. E no modo de condução 100% elétrico, a picape Shark oferece 100 km de alcance.

O grande trunfo do novo veículo, portanto, é a sua extrema capacidade de mobilidade fora da estrada e também a possibilidade de uso da sua bateria para servir como provedor de eletricidade em locais remotos, como um acampamento ou um serviço rural. Por dentro, conforto e espaço de sobra para 4 pessoas, mas com capacidade homologada para até 5 ocupantes.

A BYD Shark oferece painel de instrumentos LCD de 10,25”, tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, uso de comandos de voz para gerenciar os modos de condução e ajustar outras configurações internas e externas, ar-condicionado digital e assentos aquecidos.

Outro adendo de tecnologia é a chave digital NFC, que permite que usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.

Com capacidade de carga útil de 835 kg, volume de carga de 1.450 litros e capacidade máxima de reboque de 2.500 kg, a nova picape BYD Shark já está sendo ofertada no mercado mexicano por um valor equivalente a R$ 274.450. O modelo também será lançado no Brasil brevemente. (Fotos: divulgação BYD do Brasil LTDA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)