A Daimler Truck demonstrou de forma bem-sucedida que a tecnologia de célula de combustível de hidrogênio pode ser uma solução viável para descarbonizar o transporte rodoviário de longa distância. Um protótipo aprovado para rodovias públicas do caminhão Mercedes-Benz GenH2 completou a #HydrogenRecordRun da Daimler Truck percorrendo 1.047 km de distância com apenas um abastecimento de hidrogênio líquido.
Alimentado por um sistema de célula de combustível, o percurso teve início na segunda-feira (25/9) no Centro de Atendimento a Clientes da Mercedes-Benz Trucks em Wörth am Rhein (Alemanha), terminando na terça-feira pela manhã (26/9), na capital Berlim. O caminhão saiu totalmente abastecido, com peso bruto total combinado de 40 toneladas, sob condições reais de circulação, e completou a viagem sem emissões de CO2. A distância percorrida foi inspecionada pela gerência da TÜV Rheinland, órgão alemão de certificação de veículos e tecnologias.
Antes da viagem, o caminhão Mercedes-Benz GenH2 foi abastecido com hidrogênio líquido na área de protótipos da Daimler Truck, no Centro de Testes e Desenvolvimento da empresa em Wörth. O hidrogênio fornecido pela Air Liquide é de origem renovável e foi produzido com biometano com garantia de origem.
O hidrogênio líquido criogênico, a menos de 253 graus Celsius, foi abastecido em dois tanques de 40 kg instalados em ambos os lados do chassi do caminhão. Graças ao isolamento dos tanques, o hidrogênio pôde ser mantido na temperatura ideal para um tempo suficientemente longo, sem resfriamento ativo. Ambos os tanques foram vedados antes do início da #HydrogenRecordRun pela TÜV Rheinland. A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento dos seus veículos.
Essa solução tem uma densidade de energia significativamente maior em relação ao volume numa comparação com o hidrogênio gasoso. Como resultado, é possível transportar mais hidrogênio, o que aumenta significativamente a autonomia e permite um desempenho comparável do veículo ao de um caminhão convencional alimentado por óleo diesel. (Fotos: divulgação Mercedes-Benz)