Alta tecnologia embarcada, motorização híbrida e muito, mas… muito conforto mesmo! Isso resume a nova picape Shark, produto mais recente lançado pela BYD Brasil, marca de origem chinesa e que, apesar de novata no país, já se configura entre as dez mais bem posicionadas em vendas no mercado.
A chegada da Shark inaugura uma nova fase da BYD no ambiente nacional, pois ela passa a atuar num novo segmento: o de picapes de tamanho médio, ou seja, irá concorrer com Ford Ranger, Toyota Hilux, Nissan Frontier, VW Amarok, GM S-10, dentre outras. A diferença fundamental desse modelo para os citados concorrentes tradicionais é o conjunto propulsor, já que a BYD Shark vem com uma composição híbrida plugável, ou seja, com um motor a combustão (nesse caso alimentado apenas por gasolina) que atua em paralelo com mais dois motores elétricos.
Segundo os dados fornecidos pelo fabricante no evento de lançamento da picape, a potência máxima combinada é de 437 cv e o pico de torque atinge 65 kgf.m. O motor 1.5 turbo de 4 cilindros em linha é auxiliado por uma unidade frontal elétrica de 228 cv/31,6 kgf.m e outro propulsor traseiro com 201 cv e 34,7 kgf.m de torque.
Numa rede de alta voltagem, a BYD afirma que a bateria pode ser recarregada de 30% a 80% em até 20 minutos. A autonomia total (e combinada) é de 840 km com o tanque cheio e a bateria totalmente carregada, segundo o fabricante. Mais um detalhe: no modo 100% elétrico, o utilitário oferece 100 km de alcance.
A parte interna, sim, impressiona pelo alto requinte dos materiais e padrão fino de acabamento com costuras muito bem feitas, bancos cobertos em couro e demais materiais de tecido, plástico e metal com excepcional finalização produtiva. Os destaques ficam para a tela multimídia giratória de 12,8 polegadas com praticamente todas as funções do carro acessíveis e ajustáveis pelas pontas dos dedos ou pela voz e também para o ´head-up display´, que projeta a velocidade, navegação e informações do ADAS para o condutor no para-brisa, proporcionando mais conforto e segurança ao dirigir, já que o motorista pode verificar parâmetros básicos sem tirar os olhos da estrada.
Ainda no âmbito tecnológico, a nova BYD Shark oferece alguns mimos interessantes, como o gerenciamento à distância por intermédio do aplicativo BYD, que possibilita a ignição do motor, o acionamento dos faróis, do ar-condicionado, o destravamento das portas, ajuste de ventilação e aquecimento dos assentos, dentre outras funções.
No quesito segurança, a Shark possui o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de faixa, reconhecimento de placas de trânsito, sensor de ponto cego, alerta para abertura de portas, câmera 360 graus e alerta de tráfego cruzado. Sua aceleração de 0-100 km/h dá-se em 5,7 segundos. Nada mal para um veículo de 2.710 kg (são quase 3 toneladas!)
Impressões gerais >> Digamos que, nos últimos dez anos, quase todas as picapes vendidas no Brasil melhoraram bastante em design e, principalmente, no nível de tecnologia e segurança, mas a maioria delas mantém o antiquado sistema traseiro de suspensão com eixo rígido e com os famosos e resistentes feixes de mola, que resolvem a questão do suporte de cargas, mas prejudica o conforto ao rodar. A BYD Shark traz suspensão independente nas quatro rodas com molas espirais e freios a discos na totalidade. O resultado disso é um padrão de excelência no conforto, superior a todas as picapes médias, empatando apenas com a nova Ford Ranger V6. A Shark tem capacidade de carga de 790 kg, de reboque (2.500 kg) e o volume da caçamba é de 1.200 litros.
Frigir dos ovos >> O modelo chega com um preço bem competitivo e com uma ousada proposta de oferecer um alto nível de requinte para possibilidades de uso urbano e fora de estrada com o máximo de conforto e economia de combustível. A BYD atesta que a garantia da nova picape Shark é de seis anos (sem limite de quilometragem) e a da bateria Blade é de oito anos, também sem limite de quilometragem.
O lançamento oficial da caminhonete Shark aconteceu no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), e contou com parceiros estratégicos da BYD. Um dos patrocinadores do evento foi a Comexport, maior empresa brasileira de comércio exterior e parceira da BYD no Brasil desde 2019. Para o Vice-Presidente Comercial da Comexport, Rodrigo Teixeira, “a Shark é mais um produto BYD destinado a transformar o mercado, potente e sustentável como o Agro brasileiro. Será um enorme sucesso”.
O Santander também marcou presença no lançamento da BYD Shark. Durante o evento, o banco ofereceu condições exclusivas de financiamento, com taxas a partir de 0,99%. A Raízen Power, responsável pela rede Shell Recharge no Brasil, em conjunto com a BYD oferece 15% de desconto nas recargas em seus mais de 280 pontos de carregamento. A Carbon (maior empresa de blindagem do mundo) proporciona aos clientes da picape Shark a Blindagem Certificada pela BYD, disponível já no lançamento em outubro, com preço promocional de R$ 78.200. (Fotos: divulgação BYD do Brasil LTDA / Instagram: @acelerandoporai.com.br)