O câmbio automático, cada vez mais desejado pelos motoristas brasileiros, é item de série em muitos modelos norte-americanos há mais de 70 anos. O sistema equipa os dois exemplares do Chevrolet Bel Air 1957 que são os destaques da edição comemorativa dos 20 anos da Expoclassic. Entre 18 e 20 de agosto, a maior mostra de veículos antigos em área coberta do Brasil, deverá reunir nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo (RS), cerca de mil automóveis entre carros, motos, caminhões e ônibus. A estimativa, segundo Clodio Silva, presidente do Veteran Car Club Novo Hamburgo (entidade organizadora) é de que mais de 20 mil pessoas compareçam ao evento.
Diferentemente do que ocorreu em anos anteriores, para comemorar as duas décadas da Expoclassic, foram escolhidos não apenas um, mas dois carros para destaque da mostra. Ambos os exemplares do Chevrolet Bel Air 1957 são conversíveis e estão impecavelmente conservados. Ícones da uma ´era dourada´ na história do automóvel, são raros no Brasil e até nos Estados Unidos, aonde foram fabricados. Esses destaques foram revelados em janeiro passado e, quando vistos ao vivo, dão a impressão de que acabaram de sair da fábrica. Essa sensação de nostalgia poderá ser conferida ao vivo pelos visitantes na ilha principal da Expoclassic, localizada logo no acesso.
O exemplar na tonalidade Coral com capota branca pertence a um associado do Veteran Car Club Novo Hamburgo. O interior também é na cor clara e os bancos têm acionamento elétrico, assim como a capota. O ano de 1957 foi considerado o auge deste autêntico rabo-de-peixe, pois recebeu um motor V8/4.6 com 283 cv de potência e 40 kgf.m de torque, números respeitáveis até nos dias atuais. O câmbio automático tem somente duas velocidades. Já o Bel Air 1957 preto é de um associado do Veteran Car Clube que reside em Porto Alegre. O cockpit conta com painel, volante e faixas dos bancos na cor vermelha, conferindo um visual esportivo.
Estas verdadeiras “barcas” sobre rodas têm 5,08 metros de comprimento, apenas 22 centímetros a menos que uma picape média dos dias atuais, como a Chevrolet S10, com seus 5,30 metros. O porta-malas é igualmente gigantesco e, no Bel Air de cor preta, chama a atenção o kit Continental com o estepe localizado na traseira encoberto com um elegante acabamento.
O organizador da Expoclassic, Evandro Scholles, lembra que os dois veículos estampam o cartaz oficial e os materiais de divulgação da mostra. “A edição comemorativa será muito especial. Utilizamos todos os 28.000 m² disponibilizados pelos pavilhões da Fenac, onde, além dos veículos, haverá shows e uma estrutura completa para o público, incluindo praça de alimentação com restaurantes e opções de lanches”, observa. Como já é tradição, para o encerramento, no dia 20 de agosto, está confirmado o show da banda The Travellers, uma das melhores do Brasil no estilo country-rock.
Veículos do Uruguai e da Argentina >> Está prevista a participação de veículos antigos de várias regiões do Rio Grande do Sul e de outros Estados, como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Como ocorre todos os anos, também marcarão presença modelos que virão rodando do Uruguai e da Argentina. Em 2022, a mostra surpreendeu ao reunir 900 veículos e público total de 20 mil pessoas, conforme a entidade organizadora. Reservas dos estandes e demais espaços podem ser feitas com Carlos Krauss pelo WhatsApp (51) 9 9322-6985 e e-mail comercial@ceika.com.br
Expoclassic 2023 / Ingressos: R$ 20,00 (crianças de 7 a 10 anos, estudantes e idosos acima de 60 anos pagam meia-entrada) / Estacionamento: R$ 25,00 para carro e van; R$ 15,00 para moto; R$ 50,00 para ônibus e motorhome / Contatos: e-mail veterancarclubnh@gmail.com (Fotos: Diego da Rosa / Divulgação Expoclassic 2023 / Os direitos autorais de texto e divulgação das imagens dessa matéria, são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Expoclassic 2023 e seu time de comunicação com Adair Santos / Instagram: @acelerandoporai.com.br)