O Panda, famoso carro compacto da Fiat, teve a sua primeira geração lançada oficialmente em 1980. Sempre foi um pouco menor do que o nosso Uno brasileiro e jamais foi vendido por aqui. Carismático e bom de mercado, ele teve até versão com tração integral.
Nesse momento, as atenções da mídia especializada estão, novamente, voltadas a esse já lendário modelo italiano, pois a produção da terceira geração foi iniciada, mais especificamente, na cidade de Kragujevac (Sérvia). De lá, sairão (ao menos nesse momento inicial) duas configurações: uma 100% elétrica e outra híbrida-leve.
O novo Panda (agora rebatizado de ´Grande Panda´) já é montado na nova plataforma ´Smart´ da Stellantis, que é uma evolução da ´CMP´ (Common Modular Platform/plataforma global modular), oriunda ainda da época da PSA – Peugeot/Citroën.
Segundo as poucas informações divulgadas sobre essa 3ª geração, o Grande Panda será uma nova aposta da Fiat no sentido de globalizar um produto moderno, com várias opções de trem de força, associado ao tradicionalismo da marca italiana bem explícito no conhecido nome ´Panda´, muito bem aceito e difundido na Europa, principalmente.
Uma das características da italiana Fiat é a ousadia e capricho no design. E a nova geração do Panda não ficou fora dessa regra, já que o Grande Panda foi claramente inspirado no primeiro Panda de 1980, carro cheio de personalidade e muito espaço interno. O atual modelo mede 3,99 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,76 m de largura. Seu porta-malas tem 361 litros de capacidade; e existe mais um compartimento frontal de 13 litros.
Detalhe interessante é o cabo de recarga de bateria em formato de espiral. Ele fica alojado na parte frontal, num pequeno espaço na grade dianteira. Por dentro, a inspiração (principalmente do painel) foi extraída do aspecto exótico do famoso Edifício Lingotto, a antiga (e enorme) fábrica da Fiat em Turim (Itália), famosa por ostentar uma pista de testes automotivos na cobertura da edificação.
A versão 100% elétrica do Fiat Grande Panda terá motor de 113 cv de força, bateria com 44 kw/h e autonomia declarada de 320 km. A configuração híbrida terá motor a combustão (somente a gasolina) com 1.200 cm³ (1.2 litro) e 100 cv. Os preços, respectivamente, deverão ficar entre R$ 150.000 e R$ 115.500.
Quanto ao ´zum zum zum´ de que o Grande Panda será comercializado aqui no Brasil como ´novo Uno´, não há, ainda, – absolutamente – nenhuma confirmação dessa possibilidade. O que existe de real dentro do contexto é que essa nova plataforma ´Smart´ poderá servir às novas gerações Fiat do SUV compacto Pulse, picape Strada e do Fastback. (Fotos: divulgação Fiat / Instagram: @acelerandoporai.com.br)