Até o início dos anos 1970, o Brasil não tinha nenhum campo de provas específico para o desenvolvimento de veículos. A única opção das marcas instaladas aqui era testar seus carros nas ruas, ou enviá-los ao exterior. Foi quando a Ford decidiu instalar o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, no interior paulista, que agora neste mês completou 45 anos de operação.
A unidade tem um papel estratégico dentro do modelo de negócios da marca na região, como parte do seu conjunto global de inovações. Além de uma estrutura completa para o desenvolvimento, testes, validações e homologações dos modelos do portfólio atual do Brasil e da América do Sul, ela conta com um time de profissionais que atuam em projetos globais de veículos e tecnologias da mobilidade do futuro.
Desde 2018, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford teve o seu escopo de trabalho ampliado e passou a prestar serviços, também, para outras empresas, tanto da área automotiva como de outros setores, de forma pioneira na região. Junto com essa mudança foi feita a troca de nome da unidade, que até então era conhecida como Campo de Provas de Tatuí.
Localizado a 130 km de São Paulo, o Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí é um dos sete da Ford no mundo, ao lado dos existentes nos Estados Unidos (três), na Europa, Austrália e China. Sua estrutura de padrão mundial permite testar veículos para o Brasil e também para outras regiões, como Estados Unidos, China e Europa, reproduzindo as condições e os desafios desses locais a partir da correlação de pistas.
Ele ocupa uma área total de 4,66 milhões de m², dos quais 3,63 milhões de m² são de áreas verdes preservadas, com árvores nativas e mais de 360 espécies de animais. Seus 40 km de pistas de terra e 20 km de pistas pavimentadas incluem áreas de alta e baixa velocidade com diferentes tipos de piso e traçados, como areia, cascalho, pedras e lama, além de lombadas, obstáculos, tanque de transposição de água e rampas com até 40 graus de inclinação.
O local está preparado para realizar cerca de 400 tipos de testes, como avaliação de durabilidade, calibração, desempenho e segurança, além de homologação. Os laboratórios de emissões, desmontagem e análise de peças, dinamômetro de motores, vibroacústico e simulador de estradas para avaliação de suspensão, realizam testes que atendem a normas nacionais e internacionais.
Há também as áreas de suporte, com garagem experimental, montagem de protótipos, almoxarifado, posto de combustível e carregadores de veículos elétricos, incluindo um ultrarrápido de até 60 kW CC e 43 kW CA. (Fotos: divulgação Ford Brasil / Os direitos autorais de divulgação das imagens dessa matéria são de responsabilidade legal – única e exclusiva – de Ford Brasil e do seu time de comunicação. / Instagram: @acelerandoporai.com.br)